Projeto da CUFA promove 1ª Feira do Livro de Itatiba do Sul (RS)
O evento é uma iniciativa do projeto “Núcleos de Inclusão Social – CUFA Itatiba do Sul” e reúne oficinas, mostra de livros, palestras, apresentações culturais e um espetáculo teatral
A primeira “Feira do Livro de Itatiba do Sul (RS)” reuniu, nesta sexta-feira (15), estudantes da rede pública de ensino para um encontro de experimentações com oficinas, mostra de livros, palestras, apresentações culturais e um espetáculo teatral. O encontro teve o intuito de promover reflexões e diálogos em torno da educação, por meio de ferramentas culturais, educacionais e a troca de experiências escolares.
O evento é uma iniciativa do projeto “Núcleos de Inclusão Social – CUFA Itatiba do Sul” e contou com o apoio do Instituto CPFL através da frente CPFL Jovem Geração – que reúne iniciativas de cultura, esporte e educação para transformar o futuro de crianças e adolescentes.
“Para nós, da CUFA/FW, é uma oportunidade muito importante poder proporcionar, em conjunto com a CPFL Energia e o Instituto CPFL, este espaço que fomenta a educação e a cidadania. A gente espera que esses espaços se multipliquem além dessa primeira edição e que o modelo seja replicado em outros municípios. Pois a difusão de oportunidades é muito importante para o desenvolvimento social, para as transformações e para a inclusão social”, esclarece o diretor da Central Única das Favelas (CUFA) de Frederico Westphalen, Vinícius Duarte.
Também foram promovidas atividades desenvolvidas semanalmente pelas crianças e adolescentes atendidos pelas oficinas de dança, música e viola. Houveram, ainda, demonstrações das atividades de xadrez, esportes e reforço escolar.
A fim de incentivar o hábito da leitura, os alunos atendidos pelo projeto receberam um vale livro no valor de R$ 20 para aquisição de títulos disponíveis na mostra realizada no local.
“A Feira, que acontece justamente no Dia do Professor, é um reforço ao trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino do município, bem como das atividades desenvolvidas pelo projeto “Núcleos de Inclusão Social” que, semanalmente, realiza oficinas esportivas, culturais e de reforço escolar, promovendo mais de 500 atendimentos”, complementa Duarte.
Palestras e oficina de grafite
A programação contemplou palestras com o rapper e escritor, Chiquinho Divilas, natural de Caxias do Sul (RS); e com a escritora de São Leopoldo (RS), Cacá Melo. Já no período da tarde, os presentes apreciaram a apresentação do espetáculo “A Fábrica de Sonhos”, protagonizado pelos alunos do projeto “Cultura na Escola”. A oficina de grafite, aberta e gratuita, atendeu mais de 150 participantes e acontece em paralelo, assim como o entretenimento com brinquedos infláveis.
A “1ª Feira do Livro de Itatiba do Sul/RS” é realizada por meio do projeto “Núcleos de Inclusão Social – CUFA Itatiba”, que é desenvolvido pela CUFA/FW, Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul/RS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itatiba do Sul/RS, Secretaria Municipal de Educação; com patrocínio da Foz do Chapecó e da RGE, distribuidora do Grupo CPFL Energia, além do apoio do Instituto CPFL.
Confira momentos do encontro:
Fotos e vídeos: Assessoria CUFA/FW