Curador participa pela internet em encerramento de módulo
O módulo "Efeitos psicológicos da crise", de Benilton Bezerra Jr. contou com o curador na abertura e encerramento. Em São Paulo, Benilton compareceu à palestra de Maria Rita Kehl. Em Campinas, a presença do psicanalista na apresentação de Rafaela Zorzanelli (foto) foi virtual, mas não menos importante.
A psicóloga foi a responsável pela última palestra do módulo em Campinas. Abordando o tema "Novas configurações do sofrimento físico e mental", Zorzanelli avisou antes de começar sua apresentação que o curador estaria acompanhando pela internet a transmissão participativa da CPFL Cultura.
Vídeos das palestras de São Paulo
Aceleração e depressão – Maria Rita Kehl
Novas fronteiras da subjetivação – Benilton Bezerra Jr.
Família: coração de um mundo sem refúgio – Diana Corso
A redescrição da subjetividade: as bioidentidades – Rossano Lima Cabral
Benilton Bezerra Jr. nos bastidores do encerramento do seu módulo em São Paulo
Vídeos das palestras de Campinas
Novas fronteiras da subjetivação – Benilton Bezerra Junior
Novos sujeitos, novos corpos, novas configurações do sofrimento físico e mental – Rafaela Zorzanelli
Família: coração de um mundo sem refúgio – Diana Corso
A redescrição do sujeito: as bioidentidades – Rossano Lima Cabral
+ O chat que aconteceu durante a apresentação ao vivo
Matérias sobre o módulo
Café Filosófico CPFL fala sobre a utopia da saúde eterna
Diana Corso usa cultura pop para falar de crises familiares
Módulo de Benilton Bezerra Jr. apresentado em São Paulo chega a Campinas
Maria Rita Kehl encerra módulo de Benilton Bezerra Jr. em São Paulo
Diana Corso aborda o tema "família" no Café Filosófico CPFL
Rossano Cabral Lima explica as bioidentidades no Café Filosófico CPFL
A palestrante abordou o tema das doenças psicossomáticas e seus efeitos. Em seu texto, Rafaela questiona: como é possível que o aumento das depressões tenha adquirido características de uma epidemia? Foi essa linha que ela seguiu durante sua apresentação.
Ao fim de sua fala, após cerca de uma hora, Rafaela passou a responder as perguntas do público presente e online. E do espectador ilustre, Benilton Bezerra Jr. No chat da transmissão, o curador elogiou a palestra – "aqueceu meus neurônios", brincou – e aproveitou para complementar a apresentação com uma pergunta que remeteu aos outros encontros da série.
O psicanalista pediu para a palestrante falar sobre sujeitos antes colocados como doentes e que hoje ganham voz e exigem seus direitos, o que também foi abordado em outros encontros do módulo. Foi a primeira vez que um curador participa virtualmente de um Café Filosófico CPFL.
O próximo módulo a ser apresentado em Campinas é "Crise do Macho – A crise atual é uma crise da forma masculina de relacionamento com o mundo?", que tem curadoria do psicanalista e escritor Contardo Calligaris, colunista da Folha de S. Paulo e autor da peça “O Homem da Tarja Preta”, e que abriu a série deste ano em São Paulo.