Texto em movimento – a literatura e a dramaturgia adaptadas ao cinema
Por William Sodré
Parcela significativa do acervo cinematográfico foi realizada com a utilização de roteiros e argumentos baseados em textos originalmente publicados como obra literária ou da dramaturgia.
Encerrando a programação de cinema de 2011, o Cine CPFL apresentará quatro filmes, realizados nos últimos vinte anos, que têm em comum o fato de terem sido construídos a partir de adaptações de romances ou então de obra teatral.
Nestas produções, estão envolvidos dois importantes escritores da literatura inglesa contemporânea e um clássico da dramaturgia. De William Shakespeare iremos exibir a adaptação que Al Pacino fez de um texto universal: ‘Ricardo III’. E da moderna produção literária em língua inglesa, exibiremos três adaptações cinematográficas: duas delas tendo por base dois grandes romances de Ian McEwan (‘Desejo e Reparação’ e ‘Amor para Sempre’); e a terceira originária da obra de Kazuo Ishiguro (‘Vestígios do Dia’).
Para a realização destas obras, um notável elenco de atores e diretores foi mobilizado: Anthony Hopkins, Al Pacino, Emma Thompson, Vanessa Redgrave, James Fox, Christopher Reeve, Hugh Grant, James Ivory, Daniel Craig, Samantha Morton, Keira Knightley, James McAvoy, Saoirse Ronan, Rhys Ifans, Bill Nighy.
Estes são os filmes a serem exibidos neste mês de Novembro:
.I. Ian McEwan é o consagrado autor de alguns dos mais brilhantes textos da literatura inglesa do nosso tempo. Muito ligado á produção cinematográfica, ele chegou a participar diretamente de filmes realizados a partir de alguns de seus melhores textos. ‘Desejo e Reparação’ foi o mais recente filme realizado a partir de obra literária de autoria de McEwan:
* Titulo: ‘Desejo e Reparação’ / Título original: ‘Atonement’ / Inglaterra
* Romance de Ian McEwan / editado pela Cia. de Letras, 2002
* Filme dirigido por Joe Wright, 2007
* Elenco: ‘Atores da nova geração brilham no longa dirigido por Joe Wright’, disse o site G-1: Keira Knightley, James McAvoy, Saoirse Ronan (e a participação diminuta – e comovente – da estrela maior do cinema inglês, Vanessa Redgrave)
* Sinopse – “Com elenco jovem, ‘Desejo e reparação’ conta história de arrependimento. Baseado na obra do escritor inglês Ian McEwan, o longa conta a história de um mal-entendido que toma proporções gigantescas, sai de controle e destrói uma família. Keira Knightley é Cecília Tallis, uma jovem que vive um romance sorrateiro com Robbie Turner (James McAvoy), filho da empregada da mansão em que vive. A relação próxima dos dois desperta a curiosidade, assim como o ciúme, da irmã caçula de Cecília, Briony (Saoirse Ronan)” [site G-1, Janeiro-2008).
.II. A partir de obra de sucesso de premiado escritor da literatura em língua inglesa, Kazuo Ishiguro, o cineasta James Ivory realizou um dos mais belos filmes da década de 1990:
* Título: ‘Vestígios do Dia’ / Título original: (‘The Remains of the Day’) – EUA/Reino Unido
* Romance de Kazuo Ishiguro / Editado pela Rocco, 1994
* Filme dirigido por James Ivory, 1993
* Elenco: Anthony Hopkins, Emma Thompson, James Fox, Christopher Reeve, Hugh Grant
* Sinopse – enredo desenvolvido em duas diferentes etapas históricas: em um dos planos, a estória desenrola-se nos anos ’30, em contexto europeu conflagrado pela ascensão do nazismo e pelos conflitos político-ideológicos que antecederam a II Guerra Mundial. Em outro plano, contemporâneo, “James Stevens (papel interpretado por sir Anthony Hopkins) há mais de 25 anos é mordomo de famosa casa de campo, Darlington Hall. Em viagem solitária, segue em direção à costa oeste da Inglaterra, onde vai se encontrar com Mary Kenton – papel interpretado por Emma Tompson – (uma antiga e eficiente governanta da enorme mansão), com a intenção de trazê-la para novamente ocupar o antigo cargo. Enquanto viaja, repassa em sua memória o tempo em que Mary esteve em Darlington Hall, nos anos ’30”.
.III. A maior especialista brasileira na obra de Shakespeare, a também criativa tradutora e militante crítica teatral – Barbara Heliodora – afirmou que “para ver o que é um mau governante [todos] devem ler ‘Ricardo III’.” Foi a partir deste texto clássico – tantas vezes montado no teatro e/ou adaptado ao cinema – que Al Pacino conseguiu a proeza de construir uma versão muito original, mesclando a obra shakespeariana a um verdadeiro make-in-off bastante contemporâneo:
* Título: ‘Ricardo III – Um Ensaio’ / Título original: (Looking for Richard) – EUA
* Peça teatral de William Shakespeare / Editada pela Nova Fronteira, 1993
* Filme dirigido e interpretado por Al Pacino, 1996
.IV. Também é de Ian McEwan o outro romance adaptado ao cinema que iremos exibir, em novembro:
* Título: ‘Amor para Sempre’ / Título original: (‘Enduring Love’) – Reino Unido
* Romance de Ian McEwan / Editado pela Rocco, 1999
* Filme dirigido por Roger Michell, 2004
* Elenco: Daniel Craig, Samantha Morton, Rhys Ifans, Bill Nighy
* Sinopse – “Joe (Daniel Craig) e Clarissa (Samantha Morton) eram casados, se amavam e levavam uma vida quase perfeita. Melhor seria se ela conseguisse engravidar e realizar seu grande sonho de ser mãe. Mas nem isso era uma ameaça à paz do casal, que, após sete anos de casamento, ainda se dava ao luxo de fazer um piquenique amoroso numa tarde qualquer de primavera. E é nesse mesmo dia, do piquenique, que Jed Parry (Rhys Ifans) entrou na vida deles com todo o seu fanatismo religioso e a certeza de estar predestinado a viver uma linda história de amor. Com Joe.” Assim, “a vida para Joe se transforma em um verdadeiro pesadelo, a partir do incidente que deu inicio ao relacionamento mórbido que mudaria o destino” dos protagonistas deste filme.