Fredric Jameson
Fredric Jameson (1934 – ) é amplamente considerado o mais importante crítico cultural de língua inglesa. Nascido em Cleveland, estado de Ohio, graduou-se no Haverford College em 1954 e no ano seguinte viajou à Europa, visitando alguns dos principais centros de pesquisa na França e Alemanha, tendo acompanhado os primeiros desenvolvimentos do estruturalismo. Doutorou-se na Universidade Yale, com um estudo sobre o pensador e escritor francês Jean Paul Sartre, sob a orientação de Erich Auerbach, que exerceu duradoura influência no pensamento de Jameson.
Literatura e filosofia são as principais áreas de interesse de Fredric Jameson, mas suas análises abrangem um amplo espectro, que vai da arquitetura à ficção científica, do romance do século XIX ao cinema, do estruturalismo à arte experimental de vanguarda.
Seus estudos sobre o pós modernismo são consideradas as mais influentes análises sobre este denômeno cultural cultural contemporâneo.
Entre os livros mais importantes de Jamesos, publicados no Brasil estão Pós-Modernismo(1997), Modernidade Singular (2005), Marxismo Tardio (1997)