Café Filosófico

Jornalista Adriana Carranca aborda o impacto das histórias na experiência de guerra vivida pelas crianças nesta quinta, 22

A gravação faz parte da série “Como as histórias fortalecem a mente infantil e juvenil”. O público poderá acompanhar todas as gravações com entrada gratuita, a partir das 18h; também haverá transmissão pelo canal do Café no Youtube

O Café Filosófico CPFL ao vivo apresenta uma gravação inédita nesta quinta-feira (22/6). Com o tema “O impacto das histórias na experiência de guerra vivida pelas crianças”, a jornalista Adriana Carranca falará sobre a importância em conhecer as histórias do mundo para entender e lidar melhor com a realidade. O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL e completa 20 anos em 2023.

“Vamos falar sobre o poder de contar histórias reais e sobre como conhecer as histórias do mundo nos ajuda a enxergar, a compreender e a lidar com a nossa própria realidade”, observa Carranca.

A jornalista também vai abordar a sua experiência, como repórter, na cobertura de guerras, crises humanitárias e direitos humanos em mais de trinta países, além do seu processo de escrita para jornais, revistas e livros de não-ficção, e sobre jornalismo literário.

Este Café faz parte da série “Como fortalecer a mente infantil e juvenil numa era de incertezas”, de curadoria do psicólogo Ilan Brenman, que trata das transformações diárias que afetam a saúde mental de crianças e adolescentes diante de um futuro repleto de incertezas. 

Adriana Carranca é jornalista especializada na cobertura de conflitos, crises humanitárias e direitos humanos. Trabalhou em diversos veículos, como Veja, Rádio CBN e nos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo, onde foi repórter especial e colunista de Internacional. Cobriu guerras e outros assuntos no Afeganistão, Iraque, Síria, Israel e territórios palestinos, Egito, Irã, Indonésia, Uganda, D.R. Congo, Sudão do Sul, México, Haiti, entre mais de trinta países onde esteve como jornalista. Como jornalista independente, publicou reportagens no New York Times, Atlantic, Granta e Foreign Policy, entre outros. É autora do livro infantil Malala, a menina que queria ir para a escola, pelo qual recebeu dupla premiação, nas categorias “melhor livro didático” e “autor revelação”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ. O livro foi publicado em Portugal, Itália e países da América Latina e está sendo traduzido para inglês, alemão e turco. É ganhadora do Prêmio Jabuti, com outros autores, pela série de livros infantis digitais Leia Com uma Criança. Recentemente, publicou Entre Sonhos e Dragões, uma parábola baseada na história real de três meninas afegãs que conheceu em diferentes viagens ao Afeganistão como repórter de guerra: a violoncelista Meena, a boxeadora Sadaf e a grafiteira Shamsia.

A gravação tem entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18 horas. A classificação é de 14 anos e haverá transmissão online pelo canal do Café no Youtube: