cafe filosófico

Brasileiros e esquecidos

Nossos filmes vivem uma situação paradoxal: podem tanto produzir um sucesso colossal – Se Eu Fosse Você 2 é o exemplo mais evidente -, como uma série de filmes que, apesar de suas inegáveis qualidades, não se mostra capaz de chegar ao público. Para a mostra selecionamos sete filmes brasileiros que qualquer cinematografia do mundo se honraria de ter produzido: Cleópatra, Deserto Feliz, Encarnação do Demônio, Corpo, Falsa Loura, Terra Vermelha e Serras da Desordem.

Programação, sinopses e trailers
Balanço das mostras de cinema da CPFL Cultura
Mesa-redonda fecha Retrospectiva FIC 2008 em São Paulo
Mesa-redonda é um dos destaques da Retrospectiva FIC 2008
Inácio Araújo e o cinema brasileiro esquecido em 2008

Outros nomes poderiam ser acrescentados a essa lista sem enfraquecê-la. O importante, para nós, é notar a situação abissal em que nos encontramos. Há alguns anos, a proporção de espectadores entre os filmes ditos “industriais” e os ditos “independentes” na Argentina oscilava entre 5 e 6 para 1. No Brasil, não é nem mesmo preciso fazer essa distinção. Vivemos entre os “fenômenos” a que o público acorre com sofreguidão (existem outros a lembrar neste ano, ainda que não na mesma escala de Se Eu Fosse Você 2, como Bezerra de Menezes, o Diário de um Espírito ou Meu Nome Não É Johnny).

O flagrante desequilíbrio entre os filmes que fazem sucesso e essa grande parte deles que não encontra seu público necessita ser pensada, numa cinematografia que se pretende plural. Onde se coloca o problema? Existe um “gosto do público” que o predispõe a ver certas obras? Existe um problema de distribuição e marketing que mantém afastados certos filmes de seu público? Existe desinteresse dos cineastas em produzir filmes acessíveis aos espectadores? À medida que as perguntas são formuladas, tem-se a impressão de que mais claro se torna o desequilíbrio do nosso sistema de produção, que, à falta de uma política capaz de dar vazão aos mais variados desejos cinematográficos, optou pelo empirismo.

A mostra Retrospectiva FIC 2008 – Os Esquecidos procura trazer filmes lançados em 2008 que demonstram a variedade de nossos filmes. Existem os de terror e os dramas, os mais experimentais e os mais convencionais, há o retorno de um personagem de enorme sucesso no passado, Zé do Caixão, e filmes produzidos fora do eixo Rio-São Paulo, há nomes reconhecidos em festivais internacionais e novatos. De modo geral, foram recebidos com entusiasmo pelos críticos, mas lhes faltou o olhar atento do espectador. Descobrir o porquê desse curto-circuito tão freqüente entre os filmes e os espectadores continua a ser uma tarefa. Dar uma segunda chance a esses filmes era quase uma obrigação.