Café Filosófico

versão para tv | butler, davis e fraser: feminismo e democracia na contemporaneidade, com yara frateschi

butler, davis e fraser: feminismo e democracia na contemporaneidade
com yara frateschifilósofa

é possível falar de democracia ignorando as novas configurações e debates sobre gênero? escritoras e ativistas como judith butler, nancy fraser, angela davis e seyla benhabib têm pautado discussões e questionamentos em torno de hierarquias e os modos de funcionamento das democracias contemporâneas. é preciso discutir sobre emancipação feminina e seus desdobramentos para se compreender a democracia no século 21.

módulo: grandes intérpretes para questões do século 21

nestas quase duas décadas do século 21, o mundo parece ter se agigantado diante de nós. espalhou-se pelas redes e impacta a forma como nos relacionamos. as relações entre sujeitos e coletividades estão marcadas por profundas mudanças que demandam novas narrativas sobre o existir, em meio a subjetividades transitórias e vínculos cada vez mais efêmeros.

curador da série, o filósofo e historiador josé alves de freitas neto e seus convidados nos chamam a revisitar grandes intérpretes na busca por reflexões e possibilidades para nosso século. dividido em 8 encontros, este módulo reúne intelectuais e pesquisadores brasileiros para debater ideias e possibilidades de interpretação fundamentais a essa busca. o ponto de partida vem de autores que marcaram a história da filosofia, da psicanálise e das ciências sociais, referências do século 20 e 21, como hannah arendt, jacques lacan, michel foucault e judith butler.