cafe filosófico

versão para tv | artes visuais na semana de 22, com ana paula cavalcanti simioni

09/06 | dom | 22h
artes visuais na semana de 22
com ana paula cavalcanti simioni

ao contrário do que se imagina, nem sempre anita malfatti e tarsila do amaral tiveram o reconhecimento que hoje lhes é atribuído pela historiografia. a centralidade de ambas foi construída ao longo do século xx, em um processo que não foi nem cumulativo e nem linear, e que teve seu apogeu durante as décadas de 1960 e 1970. a apresentação pretende discutir as oscilações históricas nas reputações de ambas, partindo da “era vargas”, quando ocupavam um lugar discreto e secundário no campo, até a comemoração do cinquentenário da semana de 22, em 1972, quando passaram a ser vistas como figuras centrais para a história do modernismo brasileiro. tal centralidade foi constituída por meio de discursos generificados, que geram e reiteram certas tipologias de feminilidade, concebidas em um período autoritário do ponto de vista político.

módulo | semana de 22: história e reverberações
curadoria | marcos antonio de moraes

a semana de arte moderna, realizada no teatro municipal de são paulo em fevereiro de 1922, tornou-se importante marco cultural, ao propor uma atualização da literatura, das artes plástica e da música no brasil. este módulo, ligado ao projeto 3 vezes 22, da biblioteca brasiliana guita e josé mindlin (bbm-usp), pretende recuperar a história da
semana de 22, refletindo criticamente sobre as suas propostas, suas efetivas realizações e o seu legado, em termos de reverberações, em amplo espectro. entram em pauta questões no âmbito dos estudos literários, da sociologia da arte, de gênero, da política cultural, da historiografia, do memorialismo etc.

____________________________________

acompanhe nossas redes sociais:

▪ facebook
instituto cpfl: facebook.com/institutocpfl
café filosófico: facebook.com/cafefilosoficocpfl
▪ instagram
instituto cpfl:instagram.com/institutocpfl/
▪ youtube
café filosófico: youtube.com/cafefilosofico
▪ twitter
instituto cpfl: twitter.com/institutocpfl
café filosófico: twitter.com/cafe_filosofico
▪ aplicativo instituto cpfl play
android: play.google.com/store/apps/details?id=br.com.cpflcultura.videos&hl=pt
iOS: itunes.apple.com/br/app/instituto-cpfl/id1080152251?mt=8