cafe filosófico

Pré-Estreia: Confira quem foram os vencedores do concurso

No último domingo, 16.12, às 16h, foi exibida pela TV Cultura a grande final do concurso Pré-Estreia, que pelo segundo ano consecutivo premia os melhores jovens músicos eruditos brasileiros. Com patrocínio da CPFL Energia,o concurso deste ano recebeu 100 inscrições entre solistas e conjuntos e apresentou ao público, desde setembro deste ano, a nova geração de intérpretes da música clássica brasileira.

A CPFL, por meio da CPFL Cultura, mantém, há 10 anos,um projeto semanal de concertos de música erudita contemporânea, que colabora para a formar público para a música escrita nos séculos XX e XXI e se caracteriza como a única programação regular deste tipo no Brasil.Além disso, todas as apresentações, que acontecem no auditório da CPFL Cultura em Campinas, são gravadas e transformadas em programas semanais de rádio, exibidos pela Cultura FM 103,3, aos domingos, às 21h. O apoio ao programa Pré-estreia é mais uma forma de apoiar o desenvolvimento da música erudita de qualidade.

Na final do concurso, apresentado pelo maestro João Maurício Galindo e pela jornalista Roberta Martinelli, o público assistiu as apresentações dos quatro finalistas: o pianista Arthur Marden e o eufonista Otoniel dos Santos, na categoria “solistas” e os quartetos Nó na Madeira e Saxofonando, na categoria “conjuntos”.

O vencedor da categoria solista foi Otoniel dos Santos e da categoria conjunto, o grupo Nó na Madeira. Eles receberam R$ 35 mil mais 5 recitais promovidos pelo Sesi-SP. Otoniel ganhou ainda um intercâmbio de 15 dias na Juilliard School, em Nova York, oferecido pelo Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo.Os segundos colocados receberam prêmio no valor de R$ 15 mil reais.