CPFL Jovem geração

Valdileia Martins garante o primeiro ouro do atletismo brasileiro nos Jogos Sul-Americanos 2022

Atleta da ORCAMPI venceu a prova do salto em altura com 1,87m, em Assunção, Paraguai. 

A atleta Valdileia Martins, da ORCAMPI – entidade parceira do Instituto CPFL – garantiu o primeiro ouro do atletismo para o Brasil nos Jogos Desportivos Sul-Americanos, em Assunção, no Paraguai. Ela venceu a prova do salto em altura com 1,87m, apenas um centímetro da sua melhor marca da carreira até o momento.

“A prova estava equilibrada, então entrei com a mentalidade que eu tinha que dar ‘pancada’ a cada altura, sempre passando de primeira. E foi isso que eu fiz, fiquei focada o tempo todo. Entre 1,75m e 1,87m eu saltei tudo de primeira”, contou a atleta.

Já com a medalha garantida, Valdileia ainda tentou melhorar o seu recorde pessoal e, por muito pouco, não conseguiu. “Depois tentei 1,90m e na segunda tentativa eu passei, cai no colchão, levantei, comemorei e daí o sarrafo caiu”, lamentou. “Ficou um gostinho de quero mais porque estou muito bem treinada física e mentalmente. Tive uma boa temporada, o primeiro pico não deu muito certo por conta de uma lesão. Mesmo assim consegui crescer e buscar meu objetivo no Sul-Americano, que era saltar entre 1,86m e 1,90m”, comemorou Valdileia.

Para Dino Cintra, treinador da ORCAMPI, a atleta fez o resultado esperado. “Sabíamos que ela poderia saltar próximo da melhor marca dela ou de 1,90m. Ela saltou 1,87m, por pouco não passou 1,90m. Foi muito bom! Ela venceu uma competição internacional relevante, com uma boa marca. Vai subir bastante no ranking de pontos da World Athletics e isso vai ser importante para ela começar a próxima temporada bem ranqueada para buscar a classificação para o Campeonato Mundial”, explica Dino.

12.10.2022 – Jogos Sul-americanos Assunção 2022 – Atletismo – Salto em altura – Na foto a atleta Valdileia Martins. Foto: Wander Roberto/COB

Os objetivos para 2023 já estão traçados por Valdileia. “Saltar 1,90m é questão de tempo. Agora é colocar a cabeça no lugar e buscar coisas maiores. Quero muito quebrar o recorde, saltar na casa dos 1,90m e sei que isso está perto de acontecer. Finalizo a minha participação no Sul-Americano feliz e contente com o resultado. Aproveito para agradecer a ORCAMPI por todo suporte que tem me dado e estamos aí para 2023”, ressalta a saltadora de 33 anos.

12.10.2022 – Jogos Sul-americanos Assunção 2022 – Atletismo – Salto em altura – Na foto a atleta Valdileia Martins. Foto: Wander Roberto/COB

As competições do atletismo continuam até domingo, dia 15, na pista do Comitê Olímpico Paraguaio, em Assunção, Paraguai. A ORCAMPI conta ainda com mais três representantes na competição: Tiffani Marinho, nos 400 metros; Márcio Teles, nos 400 metros com barreiras, e Vitor Hugo de Miranda, nos 400 metros.

12.10.2022 – Jogos Sul-americanos Assunção 2022 – Atletismo – Salto em altura – Na foto a atleta Valdileia Martins. Foto: Wander Roberto/COB

Sobre a ORCAMPI
Fundada em 1997, a ORCAMPI contribui para o desenvolvimento do atletismo brasileiro e oferece aos jovens uma oportunidade de transformação social através do esporte. A equipe foi idealizada pelo medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima no período que ele treinava e morava em Campinas (SP). Por essa razão, está sediada na cidade e realiza suas atividades no Centro Esportivo de Alto Rendimento (CEAR), da Prefeitura de Campinas. A ORCAMPI já atendeu mais de 5.000 participantes e é a única equipe do Brasil que possui um programa que contempla todas as etapas da formação esportiva: captação de talentos, formação, aprimoramento técnico e rendimento.

A ORCAMPI realiza projeto pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da CPFL e apoio do Instituto CPFL Mais informações sobre a ORCAMPI pelo site www.orcampi.org.br.

>> Crédito fotos pódio:  Marcelo Szwarcfiter. Crédito fotos da prova: Wander Roberto/COB.