CPFL Jovem geração

Valdileia Martins, da ORCAMPI, é campeã sul-americana de salto em altura

Foto capa: Chris Corrêa/FPA

Atletas da ORCAMPI conquistaram três medalhas na competição

Atletas da ORCAMPI, núcleo de alto rendimento do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima e entidade parceira do Instituto CPFL, conquistaram três medalhas no Campeonato Sul-Americano de Atletismo realizado em São Paulo, de 28 a 30 de julho. O grande destaque foi a vitória de Valdileia Martins, no salto em altura, com 1,84m.

“Foi um resultado expressivo. Como estava frio, tive que me manter o máximo aquecida. Consegui atingir o meu objetivo e conquistar importantes pontos para o ranking mundial. Agora é continuar treinando e subir o sarrafo. Estou sempre batendo na trave e acredito que daqui a pouco o meu resultado vai sair e vou subir para a casa do 1,90m. Essa é a minha meta e estou muito perto. Mais um pouquinho de paciência e de carga de treino e vou conseguir”, comenta Valdileia.

Valdileia Martins é campeã sul-americana de salto em altura

Com 33 anos, Valdileia superou um resultado abaixo do esperado no Troféu Brasil de Atletismo, realizado em Cuiabá, no início de julho. “A Val fez uma preparação para o Troféu Brasil, buscando a vaga para o Sul-Americano. Em Cuiabá ela acabou ficando nervosa, fez uma marca razoável, bem abaixo do que ela poderia, e ficou com a prata. Mas ela não desanimou, voltou a treinar bem para o Sul-Americano e mesmo com o frio saltou 1,84m”, explica Dino Cintra, treinador da ORCAMPI.

Com esse resultado, Valdileia está garantida nos Jogos Desportivos Pan-Americanos, que serão realizados em Santiago (Chile), de 29/10 a 05/11. “Nosso objetivo agora é buscar um pódio no Pan, vamos treinar para isso”, complementa Dino.

Outros destaques da ORCAMPI em São Paulo foram as medalhas de prata conquistadas por Tiffani Marinho e Vitor Hugo de Miranda, ambos nos revezamentos 4×400 metros feminino e masculino, respectivamente. Tiffani ainda ficou em 4º lugar nos 400 metros rasos, com 51.83.

Revezamento 4×400 feminino (Foto Wagner Carmo/CBAt)

A equipe de Campinas ainda esteve representada por Marcio Teles, que ficou em quarto lugar nos 400 metros com barreiras (50.91) e pela jovem promessa Vinicius de Carvalho, de apenas 20 anos, que ficou em 7º lugar nos 3.000 metros com obstáculos (9.10.76). Essa foi a primeira convocação para seleção brasileira adulta de Vinicius.

O Brasil foi campeão Sul-Americano, mantendo a hegemonia no continente. A Colômbia ficou em segundo lugar no geral e o Chile em terceiro.

“Parabenizo nossos atletas pelo desempenho. É sempre uma rica experiência representar o Brasil em importantes competições”, comenta Ricardo D´Angelo, coordenador da ORCAMPI.