cafe filosófico

Um toque sul-americano na Broadway

musical1.mp3

As composições de Heitor Villa-Lobos são conhecidas mundialmente. Sua obra erudita é facilmente reconhecível, até mesmo por leigos. Agora, o lado teatral de sua obra é praticamente desconhecido. Neste sábado, na CPFL Cultura Campinas, será apresentado o espetáculo “Um brasileiro na Broadway“, baseado na incursão do compositor na meca dos musicais americanos.

50 anos sem Villa-Lobos (download das apresentações em Campinas)
Vozes de Villa
CPFL Cultura apresenta em Campinas segunda série inspirada na obra de Villa-Lobos
O lado parisiense de Villa-Lobos em Campinas
Ópera de Villa-Lobos volta ao Brasil depois de quase 30 anos
Villa-Lobos em violão e voz

O espetáculo se passa na selva amazônica, às beiras de um rio que dá nome à obra encenada em Nova York: Magdalena. O enredo mostra uma índia, Maria, às voltas com a proteção de sua aldeia, tomada por dominadores espanhóis. Em 1948, Robert Wright e George Forrest, autores de sucesso do teatro musical americano, queriam montar uma peça que se passasse na América do Sul, e para a música chamaram justamente o compositor mais famoso do continente. Segundo Mauro Wrona, diretor musical de “Um brasileiro na Broadway“, a busca por Villa-Lobos já começou de uma forma desencontrada. “Ele andava por Paris e corria a história de que ele não falava inglês, daí os dois aprenderam frances só pra ir atrás do Villa-Lobos.”

O público terá agora a chance de ver este lado pouco conhecido do compositor, que recebeu instruções de usar somente obras já feitas para compor o musical. No meio da encenação do que Mauro Wrona chama de pocket opera, não é difícil reconhecer suas composições mais famosas, como as bachianas.