Exposição

Últimos dias da exposição Elas Fazem Arte conta com oficina no dia 25/11

Exposição Elas Fazem Arte fica em cartaz na Galeria de Arte do Instituto CPFL até 2 de dezembro; programação conta com oficina em celebração à semana da consciência negra no dia 25 de novembro, com participação gratuita

A exposição “Elas Fazem Arte” ficará em cartaz na Galeria de Artes do Instituto CPFL até o dia 2 de dezembro. Realizada em parceria com a TV Cultura, a mostra tem curadoria de Daniela Bousso e reúne 20 obras do acervo da emissora, criadas por artistas mulheres.

Os três eixos principais que dão vida à mostra são “Tendências Abstratas da Arte”, “Cidades” e “Conceitualismos”. Eles convidam o público a um passeio pelas obras das artistas Adriana Varejão, Amélia Toledo, Anna Bella, Beatriz Milhazes, Carmela Gross, Cristina Canale, Flavia Junqueira, Gê Viana, Kimi Nii, Leda Catunda, Mag, Mag Magrela & Eveline Sin, Crica, Mari Mats, Maria Bonomi, Marina Saleme, Suppa, Geiger, Tatiana Blass, Teresa Viana e Tomie Ohtake.

As mulheres selecionadas no acervo da TV Cultura configuram um recorte voltado não somente à presença das mulheres na arte, mas também a aspectos políticos. “Tal como as obras de Anna Bela Geiger, Adriana Varejão e Beatriz Milhazes, que referenciam questões pós-coloniais e a história do nosso país. A coleção, criada a partir de critérios abertos a cada programa, configura um período da arte brasileira, entre os anos 1988 e 2023”, explica Daniela Bousso, curadora da exposição.

Oficina no dia 25 de novembro

O educativo da exposição promove no sábado (25), das 14 horas às 15h30, a oficina Elas Trançam Arte, com atividades voltadas para todas as idades (crianças precisam estar com responsáveis). A oficina atua no empoderamento feminino e na valorização da cultura negra e tem parceria com o Instituto Crescer.

Para celebrar a semana da consciência negra, e inspirada no trabalho artístico da ativista Crica Monteiro, os visitantes serão convidados a mergulhar no universo das tranças que, mais do que um simples penteado, emergem como uma poderosa expressão cultural, carregando consigo séculos de história, resistência e identidade. 

As inscrições poderão ser realizadas neste link e outras informações no (11) 93089-2483 ou [email protected].

Serviço

Exposição “Elas Fazem Arte”

Curadoria: Daniela Bousso

Local: Galeria de Artes do Instituto CPFL 

Período: até 2 de dezembro de 2023

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado e feriados: 10h às 16h; domingo – fechado

Endereço: R. Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera – Campinas

Ingressos: entrada gratuita

Agendamento de visitas: [email protected] | (11) 93089-2483

Informações: institutocpfl.org.br Inscrições Oficina Elas Trançam Arte: https://forms.office.com/r/tHazwsGyte