Café Filosófico

Thais Bozza aborda o bullying, o cyberbullying e o papel da escola no Café Filosófico CPFL desta terça, 6

Foto: Mário Gonçalo

 

O público poderá acompanhar todas as gravações com entrada gratuita, a partir das 18h; também haverá transmissão pelo canal do Café no Youtube

O Café Filosófico CPFL ao vivo apresenta uma gravação inédita nesta terça-feira (6/6). Com o tema “Bullying e cyberbullying: qual o papel da escola?”, a doutora em educação, Thaís Bozza, aborda as situações de violência no ambiente escolar e na internet.O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL e completa 20 anos em 2023.

“As situações de violência entre pares, traduzidas como bullying, são constantes nas escolas. Do mesmo modo, há formas de desrespeito vivenciadas na internet, particularmente o cyberbullying, que impactam nas relações presenciais dentro destas instituições”, contextualiza Bozza.

De acordo com o relatório do IEPS (Instituto de Estudos para Políticas de Saúde), nos dois primeiros meses do ano letivo de 2022, no retorno às aulas presenciais, foram registrados 4.021 casos de agressões físicas nas unidades estaduais de ensino do país, número 48,5% a mais em comparação ao mesmo período de 2019 – antes da pandemia de Covid-19. Já a evasão escolar de estudantes com transtornos mentais varia entre 43% e 86%.

“Essa realidade demanda que educadores saibam como prevenir e intervir para a superação dessas formas de violência”, defende a especialista.

Este Café faz parte da série “Como fortalecer a mente infantil e juvenil numa era de incertezas”, de curadoria do psicólogo Ilan Brenman, que trata das transformações diárias que afetam a saúde mental de crianças e adolescentes diante de um futuro repleto de incertezas. 

A gravação tem entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18 horas. A classificação é de 14 anos e haverá transmissão online pelo canal do Café no Youtube: 

Confira as próximas gravações:

15/06 (qui), 19h: Afeto e luto na era digital, com Gabriela Casellato, psicóloga – https://bit.ly/3oCSKzy

22/06 (qui), 19h: O impacto das histórias na experiência de guerra vivida pelas crianças, com Adriana Carranca, jornalista – https://bit.ly/3N1opTB

29/06 (qui), 19h: Desafios de um cérebro hiperconectado, com Rodrigo Menezes Machado, psiquiatra – https://bit.ly/43dFMqO