cafe filosófico

Teatro infantil em Campinas – agosto de 2011

Da mesma forma que espetáculos adultos, os espetáculos infantis devem ser pautados por uma pesquisa de linguagem específica voltada para essa faixa etária, não somente buscando o entretenimento, mas principalmente reformulando e ativando processos cognitivos, criativos, experienciais, poéticos, lúdicos e imaginativos.

Todas essas linhas de base, ainda, devem estar voltadas para uma linguagem que toque as diretrizes contemporâneas da estética cênica que nao enxerga mais uma diferença gritante entre seus próprios limites clássicos conhecidos, a saber:  o teatro, a dança, a contação de histórias,  a música e as artes plásticas.

Seria certo, portanto, salientar, que a linguagem de teatro infantil rizomatiza – ou deveria rizomatizar – a pesquisa cênica híbrida de cunho contemporâneo com os objetivos lúdicos, de potencialização cognitiva e expansão da imaginação que intensificam a sensibilidade de nossas crianças em um mundo, ainda, bastante pautado em uma formação tecnicista, exata e técnica.

Não precisamos dizer que essa tarefa dos criadores do teatro de linguagem infantil é árdua e extremamente complexa, além de ser muitas vezes relegada a segundo plano seja pelos produtores dessa poética específica ou mesmo pelos organizadores que promovem suas mostras.

Essa curadoria buscará, portanto, trazer espetáculos que atentem para esses objetivos estéticos contemporaneos – que hibridizam linguagens – e também potencializam sensibilidades, gerando  intensidades sensíveis, lúdicas e cognitivas.

O curador desta série, Renato Ferracini, é ator-pesquisador do LUME desde 1993 e doutor pela UNICAM. Atualmente é professor da pós-graduação do IA-UNICAMP e possui três livros publicados: “A Arte de Não Interpretar como Poesia Corpórea do Ator”, “Café com Queijo: Corpos em Criação” e  “Corpos em Fuga, Corpos em Arte”. É editor permanente da Revista do LUME e possui artigos publicados nos principais periódicos de teatro e artes cênicas do Brasil. Apresentou espetáculos e ministrou workshops, palestras, debates, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre o trabalho desenvolvido no LUME em muitas cidades do Brasil e em 16 diferentes países.

21 de Agosto- 10h00 e 11h30
Espetáculo: “O Acrobata”
Seres de Luz Teatro

Em O Acrobata vemos o clown Jasmim, numa tradicional saga de domadores de feras, tentando inutilmente fazer com que o seu insólito mascote Pippo realize “perigosas” proezas acrobáticas.

Uma dupla muito especial, uma relação onde o domador e a mascote surpreendem à platéia por sua ternura e simplicidade.

O que acontece quando a fera não é um temível leão, nem um tigre feroz, senão uma insólita mascote que não gosta muito de trabalhar?

28 de Agosto – 10h00 e 11h30
Espetáculo: Ora Bolas
Cia Tugudum
Intérpretes: Valéria Franco e Dalga Larrondo

As bolas, ora bolas, o som que gira, o corpo que rola. A surpresa!!! Como é bom uma boa surpresa. O começo que está no fim e o fim que está no começo. O gesto sonoro e o som do movimento. Neste espetáculo, Dalga e Valéria propõem um olhar na magia do círculo onde sempre voltamos ao ponto de partida. A combinação música, teatro e dança e sua interação é tão antiga quanto moderna. Transformar, transformar e transformar, enfim voltamos ao início. A tônica enfocada é o som gerando o movimento e o movimento gerando o som. O lúdico, o poético, o humor são características do trabalho deste duo que desde 1989 vem trabalhando juntos, apresentando um estilo de arte interativa.

Série: Teatro Infantil
Curador: Renato Ferracini;
Local: Auditório Umuarama;
Datas: domingos de agosto (21 e 28);
Horário: 10h00 e 11h30;
Capacidade: 162 lugares;
Classificação Etária: livre;
Transmissão on-line: não;
Entrada: Entrada gratuita, por ordem de chegada, com distribuição de ingressos uma hora antes de cada sessão (04 ingressos por pessoa);
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000