Café Filosófico

Superproteção e autonomia: especial do Café com Ilan Brenman debate a relação entre pais e filhos

A transmissão tem parceria com a Papirus Editora e debate o tema do novo livro do doutor em educação: “Pais ou reféns dos filhos?”; a live ocorre na próxima quinta (28), pelo canal do Café no Youtube, às 18h (Foto Caio Kitade);

“Precisamos parar de proteger nossos filhos”, afirma o doutor em educação e escritor, Ilan Brenman. Ele será o convidado de uma transmissão especial do Café Filosófico CPFL, realizada em parceria com a Papirus Editora, nesta quinta-feira (28), às 18 horas. Com o tema “Pais ou reféns dos filhos?” – tema de seu mais novo livro – a live vai refletir sobre o excesso de proteção que os pais estão dando aos filhos e o quanto isso tem impactado na produção de humanos presos na ilusão de “eterno conforto e prazer”. O Café Filosófico CPFL é um programa de reflexões produzido pelo Instituto CPFL há 18 anos.

Segundo Brenman, apoiar os filhos em momentos difíceis é possível, porém, blindá-los diante da realidade pode ter graves efeitos no futuro. “Precisamos estar ao lado deles, apoiando-os, compartilhando suas angústias, descobertas, conquistas e frustrações. Quando desejamos que vivam em uma felicidade perpétua, estamos, sem querer, produzindo um ser humano com pouca capacidade de encarar os obstáculos do cotidiano, um sujeito preso a uma ilusão de eterno conforto e prazer”.

O especialista explica ser necessário que os filhos desenvolvam habilidades para lidar com as transformações da vida contemporânea e que a autonomia é a maior herança deixada pelos pais. “Uma das mais importantes habilidades que podemos legar aos nossos filhos é, sem sombra de dúvida, a autonomia. Porém, para alcançá-la, é preciso deixar que as crianças se deparem com as mais diversas transformações e não entrar em desespero por eles e com eles”.

Ilan Brenman nasceu em Israel em 1973, mas veio para o Brasil ainda criança, em 1979. É psicólogo formado pela PUC-SP, mestre e doutor em Educação pela USP, onde pesquisou a influência do politicamente correto na literatura infantojuvenil e na formação das crianças. Considerado um dos mais importantes autores de livros infantis no Brasil, tem quase uma centena de títulos publicados, muitos deles premiados e também traduzidos em diversos países, como Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Suécia, Coréia e China. Pela Papirus, publicou em parceria com Luiz Felipe Pondé a obra Quem tem medo do lobo mau? O impacto do politicamente correto na formação das crianças e acaba de lançar o livro Pais ou reféns dos filhos? Reflexões sobre infância, família, educação, cultura e tecnologia no mundo contemporâneo​.

O Café Filosófico CPFL especial é inédito e ao vivo, transmitido pelo canal do programa no Youtube e na página do Instituto CPFL, no Facebook. Defina o lembrete abaixo: