Sociedade autoritária, cultura cívica e democracia | Maria Alice Rezende de Carvalho
Sociedade autoritária, cultura cívica e democracia | Maria Alice Rezende de Carvalho from instituto cpfl cultura on Vimeo.
Gravado no dia 8/6/2004
Atualmente é nítido como a democracia está esvaziada e distante dos homens comuns. Os indivíduos não se sentem mais instigados a participar como atores políticos, a não ser quando existem eleições. Segundo Maria Alice, essa distância se explica na forma pela qual a democracia foi constituída. Para ela a democracia se constituiu a partir de um ego cartesiano, no indivíduo; e a interação entre indivíduos não está na base da democracia. Para superar esse obstáculo metodológico, a socióloga propõe a formação de um novo sujeito que tem como base a interação.
Maria Alice Rezende de Carvalho: socióloga, doutora pelo IUPERJ e mestre pela UNICAMP. Vice-Decana do Centro de Ciências Sociais da PUC/Rio. É professora no IUPERJ e coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Cidadania e Desenvolvimento. Autora, entre outras obras, de O Quinto Século: André Rebouças e a construção do Brasil. Recebeu o prêmio Sérgio Buarque de Holanda, da Biblioteca Nacional.