Café Filosófico

Série Reconexões com o contemporâneo encerra ano em que o Café Filosófico CPFL comemora duas décadas de história

Última série do ano reunirá, em 4 encontros, Marcello Dantas, Luiz Felipe Pondé, Fabrício Carpinejar e Viviane Mosé; a entrada é gratuita e haverá transmissão pelo canal do Café no Youtube.

O Café Filosófico CPFL vai encerrar o ano com mais uma série especial de 20 anos, também com curadoria do Instituto CPFL. Em 4 encontros, com Marcello Dantas, Luiz Felipe Pondé, Fabrício Carpinejar e Viviane Mosé, a série “Reconexões com o contemporâneo” tratará das abordagens sobre o contemporâneo que se reconfiguram e se reconectam com outras questões, outros temas e outras discussões.

O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL com transmissões online e programas de televisão em três grades na TV Cultura: domingos, às 19h; terças, às 23h; e sábados, às 22h.

“Esta é mais uma série com curadoria do próprio Instituto CPFL. Começamos o ano assim e vamos encerrar 2023 dando continuidade nesse auto-exercício de olhar para os temas que nos trouxeram até aqui e refletir suas conexões com a sociedade de hoje. O Café, ao longo desses 20 anos, se fortaleceu como uma ferramenta de expansão da educação, democratizando o conhecimento que antes ficava restrito às paredes das universidades”, explica a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.

O Café sempre refletiu, com a ajuda de pensadores do passado ou da atualidade, sobre o presente, trazendo um olhar para os caminhos que vão se desenhando à frente. Ter 20 anos e ser intempestivo, significa ser capaz de ir além das expectativas desse tempo presente e trazer à tona questões negligenciadas ou ignoradas. É uma atitude que busca compreender as contradições, os vazios e as lacunas do hoje.

Encontro de estreia
Na estreia, que acontece na quinta-feira (9/11), às 19 horas, o diretor artístico Marcello Dantas aborda o tema “Da arte e da criatividade”, que busca identificar a arte como meio poderoso de reconexão com o tempo presente.

“A arte é capaz de nos despertar para novas perspectivas, estimular nosso pensamento crítico e nos conectar com nossa própria humanidade e com as questões mais urgentes de nosso tempo”, explica Dantas.

Confira a programação para o mês de novembro:

09/11, quinta-feira, 19h
Da arte e da criatividade, com Marcello Dantas, diretor artístico e curador.
A ideia deste encontro do Café, é identificar a arte como meio poderoso de reconexão com o tempo presente, capaz de nos despertar para novas perspectivas, estimular nosso pensamento crítico e nos conectar com nossa própria humanidade e com as questões mais urgentes de nosso tempo. A criatividade do ato artístico pode nos possibilitar enxergar além do estabelecido. Ao fazer isso, a arte expande nossos horizontes, desperta nossa curiosidade e incentivando-nos a explorar a diversidade de caminhos do pensamento.

16/11, quinta-feira, 19h
Da cultura e da filosofia, com Luiz Felipe Pondé, filósofo.
Pode ainda a filosofia nos auxiliar a lidar com as complexidades e com as incertezas do tempo presente, e nos oferecer ferramentas conceituais para a reflexão crítica, para a análise das estruturas sociais e para a busca por uma existência autêntica? Como a própria filosofia se transformou nestes últimos 20 anos? Que preocupações se impuseram ao campo do pensamento na aurora de fenômenos como o surgimento das redes sociais e de uma infinidade de dispositivos eletrônicos portáteis?

23/11, quinta-feira, 19h
Do riso e do humor, com Fabrício Carpinejar, escritor e jornalista.
O riso pode surgir quando nos deparamos com uma situação que viola as expectativas habituais. Ele está ligado à nossa capacidade de reconhecer o caráter inflexível das ações humanas, revelando a rigidez dos comportamentos sociais e as contradições do cotidiano. Possui um caráter social pois é sempre compartilhado, e é fonte da sensação de comunhão entre as pessoas. O riso cria um senso de solidariedade ao revelar aspectos comuns a nós, humanos, em meio às nossas fragilidades e imperfeições. A ideia deste encontro do Café é explorar o humor na desconstrução de estereótipos, na crítica social e política, e no questionamento das normas e convenções. E analisar como o humor contemporâneo aborda temas sensíveis e tabus, trazendo à tona questões complexas de forma satírica.

30/11, quinta-feira, 19h
Do pensamento e da expressão, com Viviane Mosé, filósofa.
Como lidar com os desafios contemporâneos da comunicação? Como a escuta empática, a expressão autêntica de sentimentos e de necessidades, e a busca de soluções colaborativas nos ajudam na construção do agora e a também a nos preparar para os tempos vindouros? A ideia deste encontro do Café é explorar os usos e os engajamentos do diálogo em diferentes esferas da vida contemporânea, desde nossos relacionamentos interpessoais e familiares até nossos ambientes de trabalho, comunidades e contextos sociais mais amplos.

As gravações podem ser acompanhadas presencialmente pelo público, por ordem de chegada, a partir das 18 horas, com entrada gratuita. Não há inscrição prévia ou retirada de ingressos.

A classificação é de 14 anos e a transmissão online acontece pelo canal Café Filosófico CPFL, no Youtube. O Instituto CPFL fica à Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, no bairro Chácara Primavera, em Campinas (SP).