Café Filosófico

série: prisma literário cpfl

uma série de sete episódios sobre literatura contemporânea, em que escritores finalistas e vencedores do prêmio oceanos, o maior da literatura em língua portuguesa, percorrem aspectos das suas próprias obras e vida. a série prisma literário cpfl é desenvolvida em parceria do instituto cpfl com prêmio oceanos, com curadoria de selma caetano e de manuel da costa pinto.

nomes como gonçalo m. tavares, josé castello, maria esther maciel, eucanaã ferraz, bernardo carvalho, silviano santiago e sérgio sant’anna refletem sobre os temas abordados em seus livros, como tecnologia e destruição, arte e loucura, animalidade, mal, memória, entre outros.

confira os vídeos:

episódio 1

canção entre ruínas, com gonçalo m. tavares e romulo fróes

no cenário da vila itororó, em são paulo, gonçalo m. tavares, vencedor do oceanos em 3 edições, fala do século xxi e de uma nova mitologia literária, em que as máquinas e a tecnologia potencializam o poder transformador – e destruidor – da civilização. no vídeo, o compositor romulo fróes interpreta na voz e no violão canções baseadas no livro uma menina está perdida no seu século à procura do pai – um relato humano e afetivo de uma menina com síndrome de down que vaga por uma europa do pós-guerra. o cenário de ruínas remete às aberrações e vítimas de outras guerras que marcaram a nossa história recente. curadoria de selma caetano e direção de murilo alvesso.


episódio 2

transe visionário, com josé castello e arthur bispo do rosário

em 1985, josé castello passou dois dias com arthur bispo do rosário na colônia juliano moreira, em jacarepaguá, no rio de janeiro, para uma entrevista publicada na revista istoé. mais de 30 anos depois, transe visionário leva o escritor de volta ao hospital psiquiátrico, onde relembra o primeiro encontro e fala, em uma comunicação telepática com bispo, de liberdade de pensamento e das relações entre arte e loucura, vida e transe, realidade e alucinação. como fonte, dois relatos de castello: um ficcional do livro dentro de mim ninguém entra, livremente inspirado na vida do bispo do rosário; e outro ensaístico, do livro inventário das sombras sobre o artista que criou sua obra visionária no instituto municipal de assistência à saúde juliano moreira (também conhecido como colônia). curadoria de selma caetano e consultoria de beatriz resende, direção de joel pizzini.


episódio 3

é animal!, maria esther maciel

a escritora maria esther maciel fala dos conceitos de animalidade e zooliteratura como expressão de nossas formas de relacionamentos com o não-humano. em seus livros literatura e animalidade e pensar/escrever o animal, maria esther discute como a constituição da identidade humana e o pensamento dito humanista foram construídos numa relação de negação e aniquilamento do animal. curadoria de manuel da costa pinto e direção de murilo alvesso.


episódio 4

coisando, com eucanaã ferraz

a = alfinete, anel, anzol, avião… / b= bicicleta, bola, botão, brinco… / no cenário da fábrica bhering, no rio de janeiro, eucanaã ferraz fala sobre poemas e faz um inventário de coisas do mundo moderno ocidental. a partir da leitura do livro cada coisa e de poemas de outras obras, como sentimental, prêmio portugal telecom, eucanaã ferraz, professor, ensaísta e autor de histórias infantis, esquadrinha o significado lúdico dos mais diversos objetos que, de tão presentes em nossas vidas, passam despercebidos. curadoria de selma caetano e direção de joel pizzini.


episódio 5

simpatia pelo demônio, com bernardo carvalho

bernardo carvalho aborda as diferentes dimensões do mal presentes em seu romance simpatia pelo demônio, vencedor do oceanos 2017. curadoria de selma caetano e direção de murilo alvesso.


episódio 6

machado, com silviano santiago

o escritor silviano santiago – duas vezes vencedor do oceanos – fala sobre a relação entre memória e literatura, vida e sociedade, a partir de machado, romance que aborda ficcionalmente os últimos dias da vida de machado de assis. curadoria de selma caetano e direção de murilo alvesso.


episódio 7

muitas histórias, com sérgio sant’anna

vencedor do prêmio com o voo da madrugada, sérgio sant’anna fala das relações entre memória e invenção a partir do livro mais autobiográfico de sua trajetória, conto zero e outras histórias, finalista do oceanos 2017. curadoria de selma caetano e direção de murilo alvesso.


assista, leia, compartilhe