Café Filosófico

série inédita na tv cultura no mês de abril: responsabilidade e novos horizontes

Responsabilidade e novos horizontes
O que entendemos por responsabilidade? Temos consciência das consequências de nossas ações ou mesmo de nossas omissões? Da nossa interferência na vida de outros seres? Nos tornamos capazes, em virtude de nossa própria obra, de destruir a nós mesmos e ao planeta em que habitamos. Diante deste excesso de poder, tornou-se urgente ampliar os horizontes da responsabilidade. Esta série traz uma reflexão filosófica sobre a ética do agir humano, com a contribuição do direito, da política, da psicanálise, da cultura. Fazem parte desta série: Oswaldo Giacoia, Zeljko Loparic, Franklin Leopoldo e Silva, Renato Lessa, Celso Lafer e Marcio Seligmann Silva.

__ __ __

01/04 | dom | 21h
Responsabilidade: uma virtude psíquica ou uma aquisição cultural? Com Ivan Capelatto
Temos visto muitas ações na política, na educação, nas questões do meio ambiente e mesmo nas relações sociais, que têm nos levado a repensar qual o sentido de responsabilidade hoje? Essa habilidade de dar respostas `aquilo que a gente escolheu, assumir as consequências de nossos atos, cuidar de si e do outro, é algo que se desenvolve desde a 1a infância. O psicoterapeuta Ivan Capelatto nos mostra como sentimentos de ansiedade, medo, raiva e angústia são vivenciados por nós desde que somos bebês e que são a base para o desenvolvimento do sentido de responsabilidade. Para tanto, uma saudável relação com a mãe “suficientemente boa”, expressão de Winnicott, é fundamental.

__ __ __

08/04 | dom | 21h
A ética necessária: responsabilidade e solidariedade, com Franklin Leopoldo e Silva
O modo de produção capitalista vai além da questão econômica de uma sociedade, ele está relacionado com a forma como nos constituímos, tanto individualmente como socialmente. Somos movidos e influenciados pelo contexto de cada época.Estaríamos vivendo uma crise de valores nos dias de hoje, onde noções de responsabilidade e solidariedade, por exemplo, parecem ter perdido o sentido para muitos de nossa sociedade? E de que forma isto está ligado à filosofia do capitalismo? É esta reflexão que o filósofo Franklin Leopoldo e Silva nos traz, e nos conduz a pensar sobre a importância da ética e a necessidade, social e individual de restaurá-la hoje.

__ __ __

15/04 | dom | 21h
O abismo da autonomia, com Renato Lessa
O desejo de independência está sempre presente em nossas ações. Mas o que é exatamente essa autonomia que buscamos? Não seria utópico a busca por esta independência se vivemos em interdependência, se o tempo todo afetamos e somos afetados pelas ações e decisões dos outros? Como então conciliar a busca da autonomia individual com a responsabilidade que temos enquanto seres que vivem em sociedade? O filósofo e cientista social Renato Lessa nos mostra que, ao longo da história a ideia de autonomia se transformou e com ela, a nossa maneira de agir no mundo, de fazer política.

__ __ __

22/04 | dom | 21h
Desenvolvimento sustentável e novas implicações da responsabilidade, com Celso Lafer
A preocupação com o meio ambiente está presente na nossa vida não é de hoje. Desde a Constituição de 88, o Brasil defende legalmente o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e o dever de preservá-lo. Depois disso, foram diversos encontros e acordos globais em sua defesa, trazendo um conceito ampliado de responsabilidade, tanto no que diz respeito a produção de conhecimento, quanto no plano da ação social e das políticas públicas. Mas será que de fato incorporamos na nossa maneira de ser, de agir e de se relacionar,  essas noções de direito e dever em relação ao meio ambiente e à dignidade da vida? Para falar sobre isto, o curador desta série Osvaldo Giacoia Junior convidou o advogado Celso Lafer para uma reflexão jurisfilosófica.

__ __ __

29/04 | dom | 21h
O testemunho como chave ética, com Marcio Seligmann
O século XX foi marcado por uma sucessão de violências: guerras, genocídios, massacres… milhões de mortes nos quatro cantos do planeta.  Também obras e megaprojetos mataram pessoas e deixaram vítimas de desastres, que continuam a devastar a natureza e a dizimar comunidades e culturas locais. Como lidamos com esse acúmulo de violência? Como fica a memória dos mortos e desaparecidos? Traumas e experiências que nos levam a buscar construir uma ética da responsabilidade e do cuidado. Surge a necessidade de discutir e pensar o papel do testemunho é o que nos aponta o historiador Márcio Seligman Silva.