Café Filosófico

Série “desafios da identidade nos dias de hoje” estreia no Café Filosófico CPFL na TV Cultura

Primeiro episódio vai ao ar no dia 4 de abril e tem curadoria dos psicanalistas Benilton Bezerra Jr. e Jurandir Freire Costa; programa é exibido nas noites de domingo da TV Cultura

O Café Filosófico CPFL na TV Cultura estreia em abril uma série sob a curadoria dos psicanalistas Benilton Bezerra Jr. e Jurandir Freire Costa. Com o título “Desafios da identidade nos dias de hoje”, a série é dividida em duas partes que sintetizam as reflexões “Desafios da identidade no mundo contemporâneo”, exibida em 2019. O programa reúne, além dos curadores, nomes como Bethania Assy, Francisco Ortega, Fred Coelho, Luiz Alberto Oliveira e Ricardo Timm. 

Iniciamos o mês de abril com uma série de reflexões acerca da nossa identidade. Serão dois programas que nos propõem pensar sobre as particularidades e sobre o papel coletivo de cada um”, explica a produtora executiva do Instituto CPFL, Gabriela Gallo.

Na primeira parte, que vai ao ar no próximo domingo (4), os convidados refletem sobre o que está por trás desta busca constante em se reconhecer e ser reconhecido em uma identidade. O programa também debate como as profundas e aceleradas mudanças que têm ocorrido no mundo vem desconstruindo papéis sociais (antes definidos) e abalando as referências que costumavam balizar os indivíduos na busca desta identidade individual e coletiva. Participam deste episódio Benilton Bezerra Jr e Jurandir Freire Costa, o filósofo Ricardo Timm e o físico Luiz Alberto Oliveira. 

Na segunda parte, que será exibida em 11/04, o programa reflete a identidade como passaporte social, a forma pela qual todos se reconhecem como pessoas. Apesar das conquistas, do reconhecimento de direitos e do acesso à cidadania, hoje se impõe o acirramento das diferenças entre identidades com fundamentalismos, xenofobia e confrontos associados a eles. Como preservar as conquistas identitárias construindo, ao mesmo tempo, um modelo de convivência social para as futuras gerações, melhor do que o de hoje? Participam Benilton Bezerra Jr e Jurandir Freire Costa, a advogada e filósofa Bethania Assy, o filósofo Francisco Ortega e o historiador Fred Coelho.

O Café na TV é exibido aos domingos, pela TV Cultura, às 19 horas.