cafe filosófico

Seminário internacional traz visão marxista sobre a crise

Antes de começar o evento, Ivana Jinkings, editora da revista Margem Esquerda da Boitempo Editorial e curadora do módulo, falou em entrevista para a transmissão ao vivo da CPFL Cultura: é um encontro histórico. Quatros estudiosos renomados reunidos para discutir a crise pelo ponto de vista do marxismo.

O sociólogo e também curador do evento Francisco de Oliveira, o filósofo húngaro István Mészáros, o sociólogo sueco Göran Therborn e o economista argentino Jorge Beinstein falaram sobre a "Crise do capital e perspectivas do socialismo", primeiro debate do Seminário Internacional CPFL Cultura e Boitempo Editorial.



– Veja fotos do evento

– Veja a íntegra do evento

Palco do encontro, o TUCA – Teatro da Universidade Católica de São Paulo – teve lotação máxima em plena segunda-feira chuvosa em São Paulo. Um grande número de participantes também esteve presente no chat da transmissão online, onde puderam participar debatendo os temas apresentados e enviando perguntas para os palestrantes.

Durante a palestra, a atual crise foi classificada como a primeira do mundo globalizado. Já houve crises mundiais, mas esta foi considerada a primeira desta nova ordem mundial. Em pauta, além da crise, os convidados falaram sobre a necessidade de olharmos para o meio ambiente e para a questão energética. Os governos de esquerda, principalmente da América Latina, também entraram na discussão.,

O segundo módulo do Seminário Internacional CPFL Cultura e Boitempo Editorial acontecerá no próximo mês de novembro, também em São Paulo, com as presenças já confirmadas do historiador e ex-editor da New Left Review Perry Anderson, do professor de história da Universidade da Califórnia Robert Brenner e do vice-presidente da Bolívia Alvaro Linera García.