Música

instituto cpfl e kuarup lançam selo digital dedicado à música contemporânea brasileira

o instituto cpfl, em parceria com a kuarup, premiada produtora cultural independente que tem em seu acervo obras de villa-lobos, baden powell, renato teixeira, paulo moura, xangai, lança um novo selo de música digital dedicado à música contemporânea brasileira.

disponível nas plataformas digitais (itunes, deezer, tidal e spotify entre outros), o catálogo do selo instituto cpfl & kuarup conta até agora com 12 álbuns, no total de quase 80, de concertos realizados no programa música contemporânea, única série brasileira regular de concertos dedicados à música do nosso tempo. os concertos acontecem na sala umuarama do instituto cpfl, em campinas.

os álbuns reúnem apresentações de grandes intérpretes da música brasileira e mundial como os pianistas paulo henrique almeida e andré mehmari, a soprano marília vargas, o contrabaixista thibault delor, o cantor renato braz e grupos como o quinta essentia quarteto, o quarteto camargo guarnieri e a camerata latino-americana. as gravações aconteceram em 2015.

nestes 12 primeiros lançamentos, destaque para o disco engenho novo, da soprano marília vargas e do músico andré mehmari. em sua busca incessante pela essência da música brasileira, mário de andrade pesquisou os sons do país de norte a sul. construiu um arcabouço teórico justificando a opção nacionalista em arte – e, em seu caso, sobretudo na música de invenção. a 70 anos de sua morte, esta apresentação se debruçou sobre a realidade musical brasileira atual a partir de suas reflexões, mostrando a produção dos compositores que seguiram a cartilha do autor de “macunaíma”. andré mehmari recria o texto musical dos acompanhamentos de canções muito conhecidas. o primado é da voz – meta perseguida por mário, determinado a estabelecer as bases do canto em português.

outro álbum é solista da camerata latino-americana, de thibault delor. um concerto solo de piano ou mesmo de violino, seria usual. entretanto, a proposta de um concerto solo para contrabaixo é inusitada. neste contexto, thibault delor, um francês apaixonado pela música brasileira, nos conduz pelas praias nacionalistas por onde caminham francisco mignone e claudio santoro até chegar em john contrate.

para fechar os destaques temos o trabalho canela: as músicas da américa latina, encontro do cantor renato braz com o quarteto de violões maogani. a música popular da américa latina foi construída com ingredientes de diversas procedências, que misturados às cores e ao jeito de cada povo fizeram surgir uma infinidade de ritmos e gêneros. um roteiro musical que sai do brasil e passa pela argentina, chile, paraguai, peru, colômbia, venezuela e cuba. muitas destas canções e melodias constituem produtos das matrizes que encantaram mário de andrade, em seu ideário de construção de uma música nacional brasileira a partir da realidade latino-americano, distanciando-se das matrizes europeias.

“em mais de 16 anos de atividades, o instituto cpfl, através de seu programa música contemporânea, promoveu diversos concertos e estreias mundiais de alguns dos maiores intérpretes da música de nosso tempo. surgiu assim um dos raros e mais longevos programas regulares de música contemporânea, um espaço de experimentação e ampliação da experiência sensorial que só a canção é capaz de produzir. nada mais justo que o resultado de parte desses encontros, sempre gratuitos em nossa sede em campinas, seja agora disponibilizado a todos nas plataformas de streaming”, diz mário mazzilli, diretor-superintendente do instituto cpfl.

confira os primeiros álbuns da parceria:

acesse o álbum em https://orcd.co/nag5vp5

__ __ __


acesse o álbum em https://orcd.co/9rojnab

__ __ __


acesse o álbum em https://orcd.co/pbqqdwr

__ __ __


acesse o álbum em https://orcd.co/vyx8k9v

__ __ __


acesse o álbum em https://orcd.co/rreokzd

__ __ __


acesse o álbum em https://orcd.co/j8ma3mo

__ __ __


acesse o álbum em https://orcd.co/12rq5v

__ __ __


acesse o álbum em https://orcd.co/vdqe9x5

__ __ __


acesse o álbum em https://orcd.co/l2w9jjw

__ __ __


acesse o álbum em https://orcd.co/qjom7j5

__ __ __


acesse o álbum em https://orcd.co/j2apgno

__ __ __


acesse o álbum em https://orcd.co/5av2ox6

__ __ __