Circuito

São Leopoldo (RS): corrida de rua reúne mais de 2 mil pessoas

O evento teve a presença de corredores de um projeto social que leva cadeirantes para corridas de rua

Fotos: Lucas Freitas/Rede Acesso

O Circuito CPFL Energia desembarcou na cidade gaúcha de São Leopoldo no último domingo (22/05) e reuniu duas mil pessoas para corrida e caminhada gratuitas de 5 e 10 km disputadas nas imediações do Ginásio Municipal Celso Morbach. A prova teve a presença de corredores do Projeto Pernas Solidárias, que utiliza a corrida de rua como ferramenta de inserção social para pessoas com deficiência.

A gratuidade nas inscrições se deve à Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), instrumento que permite a empresas destinarem parte dos impostos devidos ao patrocínio de eventos esportivos. O evento teve patrocínio da RGE, uma empresa do grupo CPFL Energia, como parte da programação do Circuito CPFL – frente de atuação do Instituto CPFL que reúne atividades itinerantes de cultura e esporte em cinco estados: RS, SP, MG, CE e PR.

O dia amanheceu nublado, mas sem chuva em São Leopoldo, e os corredores e caminhantes começaram a chegar ao local da prova a partir das 7h, já que às 7h30 uma professora de educação física comandou uma sessão de alongamento e aquecimento. A largada para ambas as distâncias foi autorizada às 8h, com temperatura na marca dos 9°C.

Projeto solidário: São Leopoldo foi o segundo evento com presença de corredores do Projeto Pernas Solidárias, como explica Everaldo de Paula. “Viemos com 42 participantes, sendo quatro cadeirantes, e gostamos muito da prova”, ressalta o gestor. O intuito do Pernas Solidárias é que corredores “emprestem” as pernas para que pessoas impossibilitadas de correr ou caminhar participem de corridas de rua. “O projeto original nasceu em Santa Catarina, somos uma franquia e contamos com mais de 20 crianças atendendo Eldorado do Sul e Guaiba”, completa.

Everaldo explica que atualmente existe uma demanda grande de PCDs que gostariam de participar do projeto, mas que não possuem condições de comprar um triciclo adaptado para correr as provas. Pensando nisso, foi criada uma vaquinha online para arrecadar fundos para adquirir cinco novos veículos e quem quiser colaborar pode acessar o link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/projeto-social-pernas-solidarias-eldorado-do-sul.

Avaliação positiva: Mineia Vinch, campeã dos 10 km, elogiou a estrutura da prova. “Um evento como esse, com corrida e caminhada gratuitas, qualquer pessoa pode participar e acho que mais empresas deveriam seguir esse exemplo”, relata a corredora que veio Dois Irmãos, cidade a 25 km de São Leopoldo.

Douglas Rodrigues da Silva, Secretário Municipal de Esportes da cidade, esteve presente e avalia a etapa São Leopoldo do Circuito CPFL Energia. “Em nome do prefeito Ary Vanazzi parabenizo a CPFL Energia e a RGE por este grande evento na nossa cidade”, ressalta o gestor. “Sabemos que a pandemia ainda não terminou e é muito importante podermos movimentar as pessoas, porque esporte é saúde. Espero que a gente consiga realizar a prova novamente ano que vem”, completa.

Quem também prestigiou a prova foi Elisandra Castro, consultora de negócios da RGE. “É uma grande satisfação para a RGE e CPFL Energia fazer parte deste grande evento. Foram dois mil atletas engajados na retomada dos eventos esportivos no munícipio”, comenta a executiva. “Fica o nosso agradecimento especial à Prefeitura Municipal de São Leopoldo e aos organizadores. O evento foi lindo, parabéns”, enfatiza.

A vitória nos 5 km entre os homens ficou com Nelson Neto ao marcar 16min59, seguido por Luiz Souza (17min02) e Elisandro Nunes Cortes (17min09), enquanto entre as mulheres Thaís Büttenbender levou o troféu de campeã com 19min48, seguida por Luana Steffen (22min18) e Daniela Fernanda da Rosa (23min06). Na prova de 10 km, o primeiro lugar ficou com Máicon Michelon (36min16), seguido por Paulo Henrique dos Santos (37min20) e Ronaldo da Vale (37min12), enquanto entre as mulheres Mineia Vinch (41min50) foi a melhor, seguida por Angelita Franceschi (42min59) e Sheila dos Santos (43min59).

Os resultados completos, as fotos e as informações sobre as próximas etapas estão disponíveis no site circuitocpflenergia.com.br. A etapa São Leopoldo do Circuito CPFL Energia é uma realização da Associação de Cultura e Esporte Social Rede Acesso, da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), com patrocínio da CPFL Energia e apoio da Prefeitura de São Leopoldo.

Confira momentos da corrida: