Social

são josé do rio preto lança projeto “cidade para todas as idades”

São José do Rio Preto lança projeto “Cidade Para Todas As Idades”

14 de março de 2019 – O município de São José do Rio Preto lança nesta quinta-feira, 14/03, o projeto “Cidade Para Todas As Idades”, uma iniciativa do Conselho Municipal do Idoso em parceria com o Instituto CPFL e o Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR).

O evento contará com uma palestra do presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR), Dr. Alexandre Kalache, que falará sobre a iniciativa na sede da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto (Anfiteatro do 9º andar), às 10h30. Haverá ainda uma coletiva de imprensa às 10h, também na Prefeitura.

O projeto contempla um amplo diagnóstico sobre a população idosa do município e a proposição de um plano com ações voltadas para a promoção do bem-estar e melhoria da qualidade de vida à medida que a população envelhece.

O projeto “Cidades Amigas do Idoso” tem quase uma década de existência e foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para promover iniciativas que favoreçam o envelhecimento ativo da população.

A iniciativa é parte de um amplo programa de apoio aos Conselhos Municipais do Idoso desenvolvido pelo Instituto CPFL, plataforma de investimento social do Grupo CPFL.

O programa teve início em Veranópolis (RS), primeira cidade brasileira a receber o título de Cidade Amiga do Idoso, concedido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a cerca de 380 cidades em 37 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania. Outro município contemplado pelo projeto é Jaguariúna, que está prestes a obter o reconhecimento.

Em São José do Rio Preto, a parceria teve início em 2016 com o repasse, via lei de incentivo, de R$ 348 mil ao Conselho Municipal do Idoso.

Para fazer parte deste movimento global, que, hoje é formalizado através da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas do Idoso da OMS, o município proponente precisa preencher uma série de requisitos que atestem seu compromisso com conceitos estabelecidos no Marco Político de Envelhecimento Ativo, lançado pela OMS em 2002 e revisado pelo ILC-BR em 2015, e no Guia Global de Cidades Amigas do Idoso lançado pela OMS em 2007.

O trabalho de São José do Rio Preto será desenvolvido com apoio do ILC-BR, do Instituto CPFL e parceiros acadêmicos locais que atuam juntos com o CMI e a Prefeitura para fazer um diagnóstico e sugerir ações de melhorias a partir deste diagnóstico.

A palestra do Dr. Kalache será um momento oportuno para saber mais sobre o projeto que visa tornar a cidade um lugar melhor para se envelhecer.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 106 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é vice-líder no mercado de distribuição, totalizando cerca de 9,4 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Ao final do terceiro trimestre de 2018, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3 e ADR Nível III na NYSE. O Grupo também ocupa posição de destaque como um dos maiores investidores brasileiros em arte, cultura e esporte.

Sobre o Instituto CPFL

Com 16 anos de atividades, o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL, que tem sede em Campinas. A missão do Instituto CPFL é integrar os programas culturais, sociais e esportivos da companhia em uma única rede, transformando por meio do conhecimento as comunidades onde atua. Através do Circuito CPFL, o Instituto CPFL promove gratuitamente em diversas cidades sessões de cinema, concertos, corridas e passeios ciclísticos, além de ações sociais voltadas ao fortalecimento da cidadania.

Em 2019, estão previstas iniciativas em cerca de 100 localidades, alcançando um público presencial estimado de milhares pessoas. O Instituto CPFL é responsável também pela difusão do conhecimento através das transmissões e do acervo online dos encontros do Café Filosófico CPFL, tradicional programa de debates que pode ser acompanhado pelo público no Youtube, no site, no app institutocpflplay, no Facebook e na TV aberta. O programa editado é exibido aos domingos, às 21h, na TV Cultura.

O Instituto CPFL fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, número 1.632, na Chácara Primavera.

Siga-nos em https://www.facebook.com/institutocpfl/
https://www.facebook.com/cafefilosoficocpfl/
https://twitter.com/institutocpfl
https://twitter.com/cafe_filosofico
https://www.instagram.com/institutocpfl/
YouTube Café Filosófico CPFL: https://bit.ly/2Q3B2Ou