cafe filosófico

Reinvenção da família : na tela e na vida real

Poucos temores têm nos mobilizado tanto quanto o declínio da família. Ela é acusada de falta de consistência simbólica, da futilidade dos seus valores. Entre os inúmeros defeitos da família contemporânea estaria a hiperatividade e irritabilidade de adultos e crianças, o débâcle da função paterna, as mães que não são mais suficientemente boas, e por fim, os filhos sem limites. Porém, nada disso realmente aconteceu bem assim, pelo menos não de forma drástica.

A familia contemporânea em cena: novas identidades sexuais, novos pais – Diana Lichtenstein Corso e Mário Corso
Reinvenção dos vínculos – Com Fabrício Carpinejar
Reinvenção da família – Marcelo Carneiro da Cunha
A família contemporânea em cena: novos pais, novos filhos – Mário Corso e Diana Lichtenstein Corso

A família de hoje só pode ser compreendida se prestarmos atenção nas mutações que sofreu, as quais não significam destruição ou inoperância, mas sim outros caminhos. São novas formas de estruturação desse grupo, que se organiza para que os mais crescidos tentem formar a personalidade dos novatos que estão chegando.

Não duvidamos de que a autoridade e a hierarquia declinaram como garantia e lastro. Tampouco ignoramos a realidade da parca duração dos vínculos, dos adultos que não suportam o limite do tempo e estão sempre recomeçando a vida, entregando-se à sua inabalável fé na paixão. Mas isso não é o fim dos tempos, nem da família: ela ainda é a matriz de renovadas apostas, no amor, na educação dos filhos, na solidariedade entre seus membros. Afinal, o que surgiu como alternativa?

Para tentar responder a essas questões apelaremos para histórias de famílias que a ficção nos empresta para sonhar. Sofremos os efeitos da nossa família real, tanto a que tivemos como a que constituímos, dos impasses e tensões aos quais ela é submetida, mas geralmente nos comparamos com famílias idealizadas, tomadas de empréstimo da arte e da mídia. Em nossas palestras, aparecerão cenas e relatos de filmes que retratem a família democrática e pouco tradicional de hoje: as mães que nasceram das vitórias feministas, o homem e o pai que o fim das utopias e a libertação feminina transformaram em falível, as separações e novas uniões Enfim, entremeados de imagens e cenas, descobriremos os modos em que o grupo familiar vai se reinventando