cafe filosófico

Regionais dão início aos encontros do Café Filosófico CPFL

"A Crise do Macho" acabou. O tema do psicanalista Contardo Calligaris, primeiro do Café Filosófico CPFL em 2009, teve início em São Paulo no dia 29 de abril e terminou na semana passada, no dia 20 de maio. O também psicanalista Benilton Bezerra Jr. dá continuidade à programação na cidade a partir desta quarta-feira, dia 27, com o tema "Efeitos psicológicos da crise".

Confira toda programação da CPFL Cultura

As programações das outras cidades também estão definididas. No mesmo dia que Benilton começa seu ciclo de palestras em São Paulo, Caxias do Sul recebe o historiador Dante Gallian, dentro de "Os fantasmas da perfeição", do filósofo Luiz Felipe Pondé. No dia seguinte, é a vez de Santos e "A crise e a atualização das relações amorosas" do médico Joaquim Zailton Motta, que contará com o psicólogo Oswaldo Martins Rodrigues Jr. na abertura do módulo.

Em Campinas, o jornalista Clóvis de Barros Filho encerra "Entendendo a crise atual como o esgotamento de um modo de viver: A exigência de um novo estilo de vida" na próxima sexta-feira. No mesmo dia, Sorocaba recebe Joaquim Zailton Motta com o mesmo módulo de Santos.

O tema da crise, presente em todos os módulos, será abordado nos próximos meses pela CPFL Cultura por meio do Café Filosófico. Estamos em plena crise. Qual crise? Daquelas que podemos contornar para depois recuperar o equilíbrio anterior? Ou daquelas que nos desafiam a reinventar o mundo? A CPFL Cultura acredita na segunda alternativa. Por isso, vê na crise um tema fascinante para a reflexão de longo fôlego – e de longo alcance. Em vez de fugir da idéia de crise, o que faz é nomeá-la, encará-la, entendê-la de corpo inteiro. Em todas as suas dimensões. Crise é o estado natural do homem, não é uma exceção. Há que se buscar extrair benefícios de onde, como agora, há tanto sofrimento. Há que se poder projetar “Luz na Crise”.