CPFL Jovem geração

Promessa da nova geração: Vini Carvalho é top 4 no ranking Sub-18 da World Athletics

Atleta de 17 anos treina na ORCAMPI, parceira do Instituto CPFL

2020 foi um ano desafiador, muito difícil para o esporte, mas para um dos grandes talentos da nova geração do atletismo brasileiro, foi de conquistas. Vinícius de Carvalho Alves, da equipe ORCAMPI – entidade que conta com o patrocínio do Grupo CPFL Energia por meio do apoio do Instituto CPFL – terminou a temporada passada na excepcional quarta colocação no ranking olímpico Sub-18 na prova 2.000 metros com obstáculos, da World Athletics, entidade máxima do atletismo.

O levantamento feito pela área técnica da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) levou em consideração dois atletas por país em provas individuais em 2020 e confirmou Vini como uma das grandes promessas da modalidade. Também demonstrou que o trabalho está sendo bem desenvolvido na ORCAMPI.

De fala calma, centrada, sabendo onde e como chegar, ele comemora as conquistas em sua trajetória, e já projeta seu futuro a curto e longo prazo. “Fico muito feliz (com essa posição) porque de degrau em degrau estou chegando aonde sempre quis estar. Esse foi um passo muito importante na minha carreira, que está só começando”, diz.

Para ele, o ranking é, sem dúvida, um grande estímulo para a nova temporada. “Com certeza, me motivou bastante. Estou trabalhando para me manter entre os melhores no ranking da World Athletics em 2021 novamente”, avisa, já de olho nos próximos ciclos olímpicos de Paris 2024 e Los Angeles 2028.

Com apenas 17 anos, o atleta nascido em Campinas apresentou uma rápida e grande evolução técnica, junto com o seu técnico Alex Lopes. Chegou à equipe em outubro de 2016, primeiro na Escola de Formação do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL), “onde aprendi tudo que precisava antes de entrar para o alto rendimento”, ressalta.

No grupo de rendimento, chegou no segundo ano de mirim (Sub-16) e logo enfrentou a barreira de ter dois atletas superiores, que participaram do Campeonato Brasileiro da categoria, deixando-o de fora. Mas a adversidade serviu de combustível e apenas três anos depois os resultados surgiram. Em 2020, não só foi o melhor da sua categoria no Brasil, como também liderou o ranking Sub-23 (apesar da pouca idade); foi top 4 do Mundo e terminou o Troféu Brasil de Atletismo, entre os adultos, na quinta colocação.

“Para mim é gratificante ver a evolução do Vini. Os planos para 2021 são de continuar focado, agora na Sub-20, na Sub-23 e adulto. Ele já está classificado para o Pan-Americano Sub-20, uma das principais competições da categoria. Temos objetivos de ser campeões nacionais e brigar por medalhas no Sul-Americano e no Pan na Sub-20, no Chile e no Peru respectivamente. E a principal meta é o Campeonato Mundial Sub-20, em Nairobi, Quênia”, conta o treinador, que integra a comissão técnica da ORCAMPI desde 2008.

Especialista nos 3.000 com obstáculos, Vini jogava futsal quando criança no seu bairro e sua treinadora sempre o convidava a conhecer o atletismo. “Até que eu participei de uma competição regional e gostei bastante”, lembra.

 

Durante a pandemia do Covid-19, o atleta usou a adversidade como incentivo. “Enquanto alguns atletas estavam desanimados, eu trabalhava duro e sem perder nenhum treino, mesmo em casa. E como não poderia ser diferente, o resultado veio”, comemorou Vinícius, que já sonha com seu grande objetivo na carreira. “Sempre foi um sonho ser um atleta olímpico e estou feliz porque tudo está indo na direção certa, de passo em passo. Sem pressa, eu vou chegar lá. Sou muito disciplinado, faço sempre meu melhor para alcançar meus objetivos”, afirma.

“Sinto que estou no caminho”, reforça Vini, que tem como ídolo o etíope Kenenisa Bekele, referência na modalidade, com nada menos que ouro olímpico em Atenas 2004 e Pequim 2008, um dos maiores corredores de longa distância de todos os tempos e maior vencedor da história do Mundial de Cross Country.

Competidor de uma das mais tradicionais e fortes equipes de atletismo do País e ainda mais sendo campineiro, Vinícius Carvalho fala da satisfação em representar a ORCAMPI. “Tenho muito orgulho em representar essa equipe. Tudo o que preciso para treinar, eles me proporcionam. Muitos atletas sonham em estar nessa equipe e realmente sou muito grato por ter essa oportunidade. Com toda a certeza eu não teria chegado a lugar algum sem esse suporte. Só gratidão!”, ressalta.

Além de Vini Carvalho, a ORCAMPI garantiu mais três atletas no ranking olímpico da World Athletics 2020, nessa temporada atípica para o esporte, devido à pandemia. Fernando Ferreira foi o 17º colocado no salto em altura; Ana Carolina Azevedo ficou na mesma colocação nos 200 metros; enquanto que Jucilene Sales de Lima foi a vigésima no dardo. Resultados que demonstram que mesmo com toda a adversidade imposta a ORCAMPI segue fazendo história, preparando grandes nomes e representando tão bem o atletismo brasileiro.

(Fotos: acervo pessoal)