CPFL Jovem geração

Projeto “Despertar das Artes” chega a Sumaré

Oficinas culturais e artísticas movimentam a cidade a partir de 23 de agosto

O projeto inédito “Despertar das Artes” chega a Sumaré, com oficinas culturais e artísticas gratuitas a partir de 23 agosto, nos períodos da manhã e tarde. Com a realização da Sociedade Humana Despertar, em parceria com a Humaniza, organização de desenvolvimento humanitário internacional, e chancelas de apoiadores nacionais e internacionais, o programa reúne atividades circenses e apresenta conteúdo especifico nos campos da dança e literatura para a cidade. As oficinas serão realizadas em espaços amplos, preparados para receber os inscritos na própria instituição.

O projeto é viabilizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC/ICMS) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e conta com o patrocínio da CPFL Energia e apoio da Rumo Logística e do Instituto CPFL.

Oficinas culturais e artísticas (100% gratuitas)

Com uma equipe de profissionais como doutores, mestres, professores, arte-educadores, artistas, pedagogos, diretor artístico e coreógrafos as oficinas oferecem 160 vagas para o público em situação de vulnerabilidade social. Serão trabalhados os benefícios de cada segmento da arte para crianças e adolescentes de 04 a 17 anos:

  • Oficinas de Dança – com a preparação física, expressão corporal, postura de palco, dança clássica, dança espontânea e coreografia.
  • Oficinas de Circo – serão trabalhados o equilibrismo: preparação física, arame, perna de pau, cilindro, escada, monociclo; malabarismos: preparação física, bolinhas, claves, aros, bastão; acrobacia básica: preparação física, rolamentos, saltos, paradas e pirâmides; arte dos palhaços/teatro circense: jogos, brincadeiras e linguagem do palhaço; mímica, expressão corporal e técnica vocal; criação do personagem e do figurino; maquiagem e a máscara do palhaço; reprises (esquetes) e entradas cômicas; expressão corporal; técnica Vocal; improvisação e Interpretação.
  • Literatura – Leva a proposta com conteúdo intenso e prático do mundo da linguagem, com ideia de eternizar o interesse e a sensibilidade.

“Temos como foco o ser humano integral. Humanizar é levar a arte ao nível da sensibilidade absoluta. Desta forma podemos impactar não somente os inscritos nas oficinas, mas toda a rede de contatos que uma pessoa pode alcançar, no âmbito familiar e social. Acreditamos no poder transformador da arte que pode ampliar a consciência do ser enquanto parte de um todo. Estas manifestações criativas no universo artístico se complementam, revelam a importância e a responsabilidade da vida de cada um em sua trajetória”, explica o responsável técnico do projeto e CEO da Humaniza, Vicente Pironti.

Para a fundadora e presidente da Sociedade Humana Despertar, Terezinha Ongaro Monteiro de Barros, a proposta traz uma oportunidade artística única e segura para os jovens e adolescentes em tempos de pandemia. “Com foco no desenvolvimento artístico será possível apresentar novos caminhos e descobertas para o desenvolvimento pessoal, assim como ampliar as expressões interpessoais. Temos como perspectiva incluir uma plataforma de sustentabilidade em favor de centenas de famílias, em situação de fragilidade social. Este poderá ser também um forte eixo do desenvolvimento social e econômico da cidade de Sumaré, neste momento tão importante que vivemos”.

As vagas são limitadas e para realizar as inscrições os interessados devem enviar um e-mail para [email protected] ou acessar o site shd.org.br para obter mais informações.

Ou dirigir-se a recepção na sede da SHD, endereço abaixo.

Serviço:

Sociedade Humana Despertar

Agosto a Dezembro – período manhã e tarde (conforme disponibilidade de vaga)

(19) 3873-9015  [email protected]

Rua dos Pinheiros, 105 – Jd. Basilicata – Sumaré