Café Filosófico

Professor da Unicamp, médico Gustavo Tenório Cunha fala das contribuições da Medicina Tradicional Chinesa para os desafios sanitários e à qualificação do SUS

O encontro encerra a série sobre Medicina Tradicional Chinesa que faz parte da programação da 7ª edição do festival CPFL Intercâmbio Brasil-China; o encontro será às 19h, com entrada gratuita e transmissão pelo Youtube

Nesta quinta-feira (14), o Café Filosófico CPFL ao vivo recebe o médico e professor do Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp, Gustavo Tenório Cunha para um encontro sobre o tema “Medicina Tradicional Chinesa: contribuições clínicas e provocações filosóficas”. Este Café encerra a série “Medicina Tradicional Chinesa: autocuidado e preservação da vida”, que teve curadoria de Bruno De Conti e do Instituto Confúcio da Unicamp, e integra a 7ª edição do festival CPFL Intercâmbio Brasil-China. O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL e completa 20 anos em 2023.

O especialista vai abordar a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), construída a partir dos princípios do taoísmo (Yin/Yang), e seu desenvolvimento como uma forte preocupação com a manutenção da saúde. “Trata-se de um conhecimento tradicional, patrimônio da humanidade, que não só resistiu a investidas coloniais em toda a Ásia, como também avançou para grande parte do ocidente, através, principalmente, da acupuntura e das práticas corporais”, explica Cunha.

Para ele, apesar de desconhecida, a Medicina Chinesa pode contribuir para a saúde pública brasileira. “A MTC ainda é, relativamente, desconhecida, e pode trazer importantes contribuições aos nossos desafios sanitários e à qualificação do SUS. Ela foca na manutenção da saúde, adquirindo uma sensibilidade aguçada para sinais e queixas que têm pouco ou nenhum significado na medicina ocidental”. 

E, do ponto de vista médico, ele diferencia a abordagem oriental e ocidental: “também predomina, na MTC, uma compreensão do ser humano integrado à natureza, de forma que a natureza não é adversária a ser “dominada” e temida. É uma racionalidade médica que não separa mente e corpo, evitando a dicotomia cartesiana que ainda é bastante forte no pensamento ocidental”.

As gravações podem ser acompanhadas presencialmente pelo público, por ordem de chegada, a partir das 18 horas, com entrada gratuita. Não há inscrição prévia ou retirada de ingressos. Haverá tradução simultânea, para o inglês, disponível neste link

A classificação é de 14 anos e a transmissão online acontece pelo canal Café Filosófico CPFL, no Youtube. O Instituto CPFL fica à Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, no bairro Chácara Primavera, em Campinas (SP).

Serviço

Café Filosófico CPFL ao vivo com Gustavo Tenório Cunha, médico e professor

Quando: dia 14 de setembro, quinta-feira, às 19h 

Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.