cafe filosófico

Pierre Levy, Gilberto Gil e outros

Pierre Levy
Cidadão Francês, nascido na Tunísia em 1956 e casado com brasileira, é pesquisador sobre inteligência coletiva na universidade de Ottawa no Canadá. Fez mestrado em História da Ciência e doutorado em Sociologia e Ciência da Informação e da Comunicação, na Universidade de Sorbonne, na França. Escreveu em 1997 um o livro Cibercultura, editado no Brasil em 1999.

Gilberto Gil
Cantor e compositor. Um dos mais expressivos artistas brasileiros. Sua discografia inclui os clássicos Expresso 2222, Os Doces Bárbaros (com Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia) e a trilogia conceitual Refazenda, Refavela e Realce, entre outros. Seu último disco é Banda Larga Cordel, de 2008. No campo da politica, foi vereador em Salvador e Ministro da Cultura de 2003 a 2009.

André Lemos
Engenheiro, mestre em política de Ciência e Tecnologia pela COPPE/UFRJ e doutor em sociologia pela Universidade de Paris V, é professor associado da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber).

Alfredo Manevy
Secretário-executivo do Ministério da Cultura. É doutor em em Estética e Comunicação Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Ingressou no MinC em 2003 como assessor de Juca Ferreira, na Secretaria Executiva e em 2006 assumiu como titular da Secretaria de Políticas Culturais. Participou da elaboração do primeiro Plano Nacional de Cultura e dos debates que vieram a resultar na criação da Agência Nacional de Cinema (Ancine). Também foi editor da revista Sinopse (USP).

Claudio Prado
Produtor Cultural. É diretor do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital e integrante da Coordenação Executiva do Fórum da Cultura Digital Brasileira. Foi coordenador de políticas digitais do Ministério da Cultura durante a gestão de Gilberto Gil. Na década de 70, produziu bandas como Mutantes e Novos Baianos e os festivais de Glastonbury, maior festival de rock do Reino Unido, e de Águas Claras, conhecido como o “Woodstock brasileiro”.

Laymert Garcia dos Santos
Doutor em Sciences de l’Information pela Universidade de Paris VII, pós-doutor pela Universidade de Paris VII, pela École des Hautes Études en Sciences Sociales e pela St. Antony’s College – Oxford University (1993). É Professor Titular do Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas e diretor da Fundação Bienal. Publicou em 2003 o livro Politizar as novas tecnologias: o impacto sócio-técnico da informação digital e genética.

Sérgio Amadeu
Sociólogo, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Foi presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Autor dos livros Exclusão Digital: a miséria na era da informação e Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento.