cafe filosófico

Peregrinação para unir judeus, cristãos e muçulmanos

Publicado em:02/04/2009 às 19:04:32

Lugares sagrados são pontos de peregrinação de diversas crenças no mundo. O caminho de Santiago de Compostela atrai os cristãos, assim como Meca os muçulmanos e Jerusalém os judeus. Um novo ponto deve surgir neste mapa religioso e promete unir estas três religiões em torno de um nome comum a todas elas: Abraão. Ao todo, são 1.200 quilômetros de peregrinação que passam por lugares importantes na vida do profeta presente na Torá, Bíblia e Alcorão, os livros sagrados das três religiões.

O projeto "Caminhos de Abraão" é patrocinado pelo Global Negotiation Project da Universidade Harvard e tem como ponto de partida as ruínas de Harran, local onde, acredita-se, o profeta ouviu o chamado de Deus pela primeira vez.

O percurso se estende por todo o Oriente Médio e inclui cidades históricas como Alepo, Damasco, Jericó (que detém o título de cidade mais antiga da humanidade), Nablus, Belém e Jerusalém, contemplando, ainda, regiões de grande riqueza natural e cultural, como as colinas do Líbano, a região da Ajloun na Jordânia e o deserto de Grajev, em Israel. O ponto alto é a cidade de Hebro/Al Khalil, locaal do túmulo de Abraao.

No trajeto, encontram-se alguns dos locais mais sagrados do mundo, o que servirá de atrativo para as três religiões que tem o profeta como patriarca. O caminho inicial, já operando parcialmente, será estendido para englobar as viagens do profeta rumo ao Egito, Iraque e Meca. Metade da humanidade é descendente da família de Abraão e os seus passos agora podem ser refeitos, não importando a religião de quem se aventure nesta peregrinação. Para saber mais, visite o site do “Caminhos de Abraão”.