cafe filosófico

Participação teatral marca primeiro módulo do Café Filosófico CPFL em 2009

contardo1.mp3

Foram quatro eventos de teatro e palestra. Ou melhor, só de teatro, segundo Contardo Calligaris, curador do primeiro Café Filosófico CPFL de 2009 em São Paulo. O psicanalista convidou Anna Verônica Mautner, Octavio Souza e Bete Coelho, a diretora da peça de sua autoria, “O Homem da Tarja Preta“, para completar o módulo intitulado “A Crise do Macho“. Contardo participou de todos os debates, que contaram ainda com a participação de Ricardo Bittencourt, encenando trechos da peça.

Veja fotos do evento

– CPFL Cultura retoma programação do Café Filosófico com Contardo Calligaris
– Café Filosófico CPFL discute “Sonhos de meninos” em São Paulo
– Contardo Calligaris abre Café Filosófico de 2009 em São Paulo

Esta divisão de palco foi o diferencial do primeiro módulo do ano. Contardo afirma que uma palestra é um subgênero do teatro e que estava acostumado a fazer isso sozinho. “Agora eu só divido o palco”, brinca o psicanalista. Os trechos encenados em cada um dos eventos tinham relação direta com cada um dos temas abordados, todos relacionados à crise do macho que deu título ao módulo.

A série “A Crise do Macho” teve início no dia 29 de abril, com o tema “O corpo masculino”, sob o comando do próprio curador. No dia 6 de maio foi a vez da psicanalista Ana Verônica Mautner falar sobre “Sonhos de meninos”. No dia 13, o também psicanalista Octavio Souza tratou de “Uma fantasia masculina das últimas décadas”. Para o encerramento, no dia 20, a convidada foi a atriz Bete Coelho.

A participação da plateia e dos internautas – que pela primeira vez puderam participar enviando perguntas por e-mail aos palestrantes – ajudou a gerar mais conteúdo para as discussões. “São perguntas altamente produtivas que ficaram com cada um de nós”, diz Contardo. Segundo ele, o material resultante destes encontros serviria para escrever outra peça, algo que o psicanalista garantiu que acontecerá.