Social

Eyshilla e família escolhem o IVCL/Orcampi e o atletismo

Aos 11 anos, na Iniciação do projeto de Campinas, que tem patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL, sonha em ser uma corredora em condições de disputar uma maratona olímpica

A paixão de um pai pelo atletismo é a responsável direta pela opção dos filhos gêmeos Eyshilla e Isaac Banin por esportes. Isaac escolheu o futebol e Eyshilla o atletismo e Cláudio Banin optou pela qualidade do treinamento do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) Orcampi, em Campinas, para os treinos da filha de 11 anos, ainda na Iniciação.

Eyshilla e família

O IVCL Orcampi tem patrocínio da CPFL Energia e o apoio do Instituto CPFL no trabalho de educação e desenvolvimento do Brasil também pelo esporte.

Cláudio Banin foi atleta por 18 anos. Tem resultados como o 13º lugar na Maratona de São Paulo, em 2014, e 6º na de Punta Del Leste, em 2010. Tem o tempo de 2h29 como o melhor resultado para os 42 km e 195 m da prova. Também correu a prova mais charmosa de rua, a São Silvestre, em 2016 e em 2003, quando fez sua melhor marca para os 15 km (49:19). 

É pai de Isaac e Eyshilla, gêmeos amantes do esporte. Isaac joga futebol no Paulista de Jundiaí e Eyshilla optou pelo atletismo. Na verdade, as crianças cresceram vendo o pai correr, no meio do esporte, assim como está sendo agora com o caçula da família Victor, de 2 anos. A mãe, Valesca, apoia o gosto de pai e filhos pelos esportes.

Cláudio, que é conselheiro tutelar, e a família vivem em Jacutinga (MG). Sem opções de projetos esportivos para os filhos na cidade decidiu organizar sua vida para viajar 140 km, duas vezes por semana, para levar Isaac até Jundiaí e Eyshilla para Campinas.

Alguns vídeos de Eyshilla em ação no atletismo – inclusive de uma prova de 200 m em Americana, em que correu com meninos e venceu – foram mostrados pelo técnico Flávio Lima, de Sorocaba, para o treinador Alex Lopes, do IVCL Orcampi. E Eyshilla, vice-campeã sub-10 dos 80 m da São Silvestrinha de 2018, foi aprovada para integrar a turma de Iniciação em Campinas.

“O Alex entrou em contato para conhecer a minha filha e a nossa família. Decidimos conciliar a ida de Eyshilla com a de Isaac para Jundiaí e Campinas. Como na nossa cidade não tem projeto eu penso, no futuro, em me mudar para Campinas. Ali, é coisa de outro mundo, uma maravilha o trabalho do IVCL Orcampi”, diz Cláudio que já puxou o ritmo de corrida para Maria Zeferina Baldaia, a 3.40 por km, para a atleta vencer a Maratona de São Paulo, em 2002 (com 2:35.39). “Pulei o canteiro para entregar a bandeira do Brasil para ela.”

Eyshilla é ‘fininha’ – tem 29 kg e 1,41 m – e resistente. No Circuito Ara de Atletismo venceu os 500 m em Limeira (1.47), em outubro, e a mesma distância em Limeira, em setembro (1.50). 

Seus ídolos são fundistas como Tatiele Roberta de Carvalho e Edson Vilela Pereira, ambos líderes do ranking brasileiro dos 10.000 m, e já assistiu vídeos de corridas de Marílson Gomes dos Santos, que foi a três Jogos Olímpicos e é bicampeão da Maratona de Nova York (2006 e 2008), e do medalhista Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze em Atenas/2004, com quem já encontrou algumas vezes em Campinas.

Em entrevista para a rádio de Jacutinga a menina disse que sonha com ser campeã olímpica. Parece estranho esse tipo de declaração para uma menina ainda. Mas ela repete com firmeza: “Eu sonho sim em correr uma maratona numa Olimpíada. Gosto das corridas mais longas, as de 500 metros. Gosto bastante de ir para o IVCL pelas atividades e porque fiz amigos. É muito legal.”

Na Escola Municipal Prof. Alceu Duarte de Jacutinga, onde cursa a 6ª série, os colegas ficam curiosos com o gosto de Eyshilla pelas corridas. “Eles perguntam, mas acham legal eu correr”, comenta. “E eu gosto muito”, acrescenta.

O IVCL Orcampi conta com o patrocínio da CPFL Energia e o apoio do Instituto CPFL.