CPFL Jovem geração

ORCAMPI tem duas atletas convocadas para Paris 2024

Fotos: Tiago Bueno/Orcampi

 

Tiffani Marinho e Valdileia Martins integrarão a delegação brasileirade atletismo nos Jogos Olímpicos

Duas atletas da ORCAMPI, entidade parceira do Instituto CPFL por meio da frente CPFL Jovem Geração, estão contando os dias para embarcarem para Paris. Tiffani Marinho e Valdileia Martins foram convocadas para a seleção brasileira de atletismo nos Jogos Olímpicos, que serão realizados na capital francesa, de 26 de julho a 11 de agosto.

“É uma grande realização para todos nós. O ciclo olímpico é longo, por vezes desgastante e sempre desafiador. Ter duas atletas convocadas vem para coroar o trabalho de toda equipe multidisciplinar da ORCAMPI. Gostaria de parabenizar a Tiffani e a Valdileia, seus treinadores e todos profissionais envolvidos com essa conquista”, comenta Ricardo D´Angelo, coordenador da equipe campineira.

Em sua segunda participação em Jogos Olímpicos, Tiffani Marinho, de 25 anos, conseguiu a qualificação pelo ranking de pontos da World Athletics, um dos critérios adotados pela entidade máxima do atletismo. Ela é a 45ª colocada no ranking dos 400 metros rasos. “Batalhei muito por essa vaga e todo esforço não foi em vão. Para mim, esse ciclo olímpico foi muito difícil, tive que abrir mão de competições importantes e acho que o momento chave da preparação foi um período de treinamento na Europa com o Evandro, meu treinador. Se eu tivesse que resumir em uma palavra, seria persistência”, conta a velocista.

Com a experiência de Tóquio (2021) na bagagem, Tiffani já tem as suas expectativas para Paris bem alinhadas. “Quero fechar a temporada com a melhor marca do ano, no maior evento do mundo. Venho me preparando para isso, treinando forte. Poder realizar mais um sonho em meio a tantos que temos no meio esportivo é uma grande realização”, comemora a atleta da ORCAMPI.

Valdileia Martins, 34 anos, também conseguiu a sua qualificação através do ranking de pontos para o salto em altura. Atual 29ª colocada, a saltadora não esconde o alívio por ter sido convocada para os Jogos Olímpicos pela primeira vez. “Estou aliviada por conquistar a vaga, eu sabia que tinha que fazer a temporada da minha vida e graças a Deus deu tudo certo. É a realização de um sonho, eu sempre sonhei em estar entre as melhores. Vou dar o meu melhor e saltar o mais alto possível”, explica Valdileia.

Para Dino Cintra, treinador da ORCAMPI, as metas para 2024 estão sendo cumpridas e agora restam duas. “No início da temporada, traçamos como metas: ir às Olimpíadas; vencer o Troféu Brasil, o Sul-Americano indoor e o Ibero-Americano, além de saltar acima dos 1,90 metros. Até aqui atingimos todas nossas metas. Agora é momento de “subir o sarrafo”, porque ela tem plenas condições de fazer mais. Traçamos agora outras duas metas para esse ano: ir às finais do salto em altura em Paris e quebrar o recorde brasileiro da prova, que já dura mais de 35 anos. A conquista da vaga dá uma sensação de dever cumprido, mas a gente sempre tem que querer mais, para não acontecer uma acomodação”, comenta Dino.

Dino Cintra e Valdileia

A fase final da preparação das atletas deve ocorrer em Portugal, junto com a delegação brasileira de atletismo, no centro de treinamento de Desmor, entre 23 e 28 de julho. De lá seguirão para Paris.

Na capital francesa, Valdileia disputa as eliminatórias do salto em altura no dia 02 de agosto. Se conseguir a classificação para a final, a prova será no dia 04 de agosto. Já Tiffani entra na pista no dia 05 de agosto para as eliminatórias dos 400 metros rasos. Caso conquiste a classificação, volta a correr no dia 07 de agosto. Se não der certo, participará da repescagem no dia 06 de agosto.