Social

Orcampi conquista o inédito título do Campeonato Estadual de Atletismo Adulto

Acostumado a vencer torneios nas categorias de formação, time de Campinas mostra força no alto rendimento; resultado da equipe, que tem o apoio do Instituto CPFL, projeta uma boa participação no Troféu Brasil

Campinas – O IVCL Orcampi conquistou pela primeira vez o título do Campeonato Estadual de Atletismo Adulto. O resultado veio após dois dias de competição, no fim de semana (18 e 19/8/2018), na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo. A equipe de Campinas foi campeã geral, com 451 pontos, na somatória dos resultados da disputa feminina (261 pontos, 1º lugar) e do masculino (190 pontos, 1º lugar). O IEMA São Bernardo foi o segundo colocado geral (271 pontos) e o Esporte Clube Pinheiros, o terceiro (242 pontos).

Juliana Campos, do salto com vara (Osvaldo F./Contrapé)

A Orcampi é parceira do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) que conta com o patrocínio da CPFL Energia e o apoio do Instituto CPFL.

“Esta é a primeira vez que a Orcampi é campeã estadual na categoria adulta. Nós já tivemos essa conquista em categorias de formação mas, no alto rendimento, é inédito. Vencemos no feminino, no masculino e o geral. Isso mostra a força da equipe nesta temporada”, destaca Evandro Lázari, presidente da Orcampi e técnico de provas de velocidade.

A disputa em São Bernardo do Campo era a última chance de classificação para o Troféu Brasil de Atletismo, principal competição de clubes do país, que será realizado entre os dias 14 e 16 de setembro, em Bragança Paulista (SP). Com uma equipe forte, que reúne jovens talentos do atletismo e nomes consagrados da modalidade, a Orcampi espera alcançar bons resultados.

“Vamos chegar ao Troféu Brasil para brigar por uma boa colocação. O Estadual era, para muitos, a última competição antes do Troféu. Isso mostra que os atletas estão em uma boa fase final de preparação. Já são oito anos como a terceira força do país e, neste ano, pretendemos alcançar nosso melhor resultado”, afirma Evandro.

Vale ressaltar que, no Estadual, a Orcampi não competiu com força máxima. Boa parte dos atletas que vai representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano, que começa na sexta-feira (24/8), em Trujillo, no Peru, foi poupada da competição – os integrantes da seleção brasileira começam a viajar nesta terça.

Ainda assim, alguns destaques da equipe que estarão no Ibero conseguiram bons resultados em São Bernardo do Campo. A velocista Vitória Rosa venceu os 100 m (11s13) e os 200 m (22s92) com marcas muito próximas aos seus melhores resultados. Juliana Campos, do salto com vara, foi campeã com o resultado de 4,21 m, assim como Fernanda Borges, 9ª do mundo no lançamento do disco, que venceu o Estadual com a marca de 59,72 m.

Entre os jovens talentos do time, destaca-se a velocista Tiffani Beatriz Domingos. Ainda atleta da categoria sub-20 (completou 19 anos em maio), venceu os 400 m da categoria adulta em 53s05. Tiffani foi semifinalista da prova no Mundial Sub-20 disputado em Tampere (Finlândia), em julho, e participou do revezamento 4×400 m que foi finalista e bateu o recorde sul-americano da prova.

O IVCL Orcampi tem o apoio do Instituto CPFL, responsável pelas ações sociais, culturais e esportivas do grupo CPFL Energia, empresa incentivadora do desenvolvimento do Brasil pelo esporte.