CPFL Jovem geração

ORCAMPI comemora conquistas importantes em 2021

Equipe de Campinas se manteve entre as 3 melhores do País no atletismo pelo 11º ano consecutivo 

A ORCAMPI, entidade parceira do Instituto CPFL, conquistou feitos importantes na temporada 2021. Entre os principais: a presença de três atletas e dois membros da comissão técnica nos Jogos Olímpicos de Tóquio; a medalha da velocista Tiffani Marinho no Mundial de Revezamentos na Polônia; participação em todos os Campeonatos Brasileiros – do Sub-16 ao Sub-23 e o vice-campeonato no Troféu Brasil de Atletismo, garantindo-se entre as três melhores equipes do País na modalidade pelo 11º ano consecutivo.

“Foi uma temporada de adaptação e superação, felizmente mantivemos a nossa equipe muito bem estruturada. E, o mais importante, continuamos impactando positivamente através do esporte a vida de nossos atletas e de suas famílias”, ressalta Ricardo D’Angelo, coordenador da ORCAMPI.

Em 2021 a equipe manteve o reconhecido trabalho de formação de atletas e participou de todos os Campeonatos Brasileiros (do Sub-16 ao Sub-23), alcançando resultados individuais relevantes e por equipes. “Foi uma temporada absolutamente exemplar. Cumprimos o nosso papel de equipe formadora nas categorias de base e nos consolidamos como a segunda força nacional com mais uma conquista do vice-campeonato do Troféu Brasil de Atletismo na categoria adulta”, ressalta.

“Tivemos atletas convocados para todas as seleções brasileiras de 2021, com destaque para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O time de profissionais da ORCAMPI é de altíssima qualificação e merece todo o crédito quando considerada a performance coletiva da equipe”, reforça Ricardo.

Em Tóquio, a ORCAMPI esteve representada pelos atletas Marcio Teles, Tiffani Marinho e Fernando Ferreira, além do treinador Evandro Lázari e do fisioterapeuta Vitor Stefanini. Outro grande momento da temporada foi a medalha de prata conquistada pelo revezamento brasileiro 4×400 metros misto no Mundial de Revezamentos, realizado na Polônia. Nossa atleta Tiffani Marinho integrou a equipe, que foi treinada por Evandro Lázari.

 

A ORCAMPI também teve resultados expressivos em disputas internacionais. Logo no início da temporada, quando as competições começaram a ser retomadas após um período de paralisação decorrente da pandemia, Márcio Teles venceu os 400 com barreiras no Grand Prix Hugo Mario Lasa, na Argentina. O atleta também foi vice-campeão no Grande Prêmio Sul-Americano Reynaldo Berto Gorn, na Argentina, onde William Braido conquistou a medalha de prata no arremesso de peso.

Tiffani foi destaque na Califórnia (EUA), durante um camping de preparação para Tóquio. Venceu os 400 metros no Franson Classic Track & Field e levou dois ouros – 400m e revezamento 4×400 metros feminino – no Bryan Clay Invitational. Nessa mesma disputa Márcio Teles foi o terceiro nos 400 metros com barreiras.

Já no 52º Campeonato Sul-Americano Adulto de Atletismo, no Equador, Tiffani confirmou a sua excelente fase e foi tricampeã na prova dos 400 metros. Fernando Ferreira venceu no salto em altura, ambos conquistaram a vaga para o Mundial de Oregon, em 2022. Isabel de Quadros foi vice-campeã no salto com vara e Lidiane Cansian foi bronze no lançamento do disco.

No principal campeonato da modalidade no País, o Troféu Brasil, realizado em São Paulo, foram grandes resultados individuais, com destaque para Márcio Teles, pentacampeão nacional nos 400 metros com barreiras, e Tiffani, comemorando o tri.

Novos Talentos

A nova geração também representou muito bem a equipe e comprovou o êxito do trabalho realizado pela ORCAMPI. Um dos destaques foi Vinicius de Carvalho, campeão brasileiro e recordista Sub-20 nos 3.000 metros com obstáculos, prova que também conquistou a medalha de bronze no Sul-Americano e foi o quarto colocado nos Jogos Pan-Americanos Junior (Sub-23).

A lista de novos talentos conta ainda com Isabel de Quadros, que teve uma temporada excepcional no salto com vara. A atleta venceu o Sul-Americano, no Equador, e os Jogos Pan-Americanos Junior, na Colômbia, além do bicampeonato brasileiro Sub-23.

No heptatlo, Larissa Roberta Macena foi Campeã Brasileira Sub-23 e medalha de bronze no Sul-Americano Sub-23. Ana Luísa Couto foi vice-campeã no Campeonato Sul-Americano Sub-20, no Peru. Já no decatlo, Matheus Pires conquistou a medalha de prata no Sul-Americano Sub-20 e no Campeonato Brasileiro Sub-20.

Na prova dos 400 metros com barreiras feminino, Marlene dos Santos foi bronze no Sul-Americano Sub-23 e vice-campeã no Troféu Brasil de Atletismo.

Parceiros

Fora das pistas, a ORCAMPI também comemorou grandes conquistas com o apoio de seus parceiros. A Unimed Campinas, patrocinadora da equipe desde 1997, promoveu campanhas sociais importantes voltadas aos atletas e suas famílias, como a distribuição de cestas básicas durante os meses mais críticos da pandemia, vacinação da gripe e palestras do Programa Medicina Preventiva.

O Instituto CPFL, há mais de uma década parceiro do projeto, realizou a doação de equipamentos de academia de sua instituição para os atletas da ORCAMPI. “O apoio dos parceiros, financiadores e patrocinadores é fundamental para conquistarmos esses resultados. Eles não só confiam em nosso trabalho, mas compartilham de nosso propósito e, sem eles, nada disso seria possível. O nosso muito obrigado a todos que estão conosco, inclusive nossa equipe multidisciplinar, sempre empenhada e comprometida”, agradece Ricardo D’Angelo.

Futuro

Para 2022, ano de Mundiais Indoor e Outdoor, o foco continua sendo manter o alto rendimento, buscando melhorar performances, com o apoio dos patrocinadores e da equipe de profissionais. “Teremos muitos desafios. O primeiro já superamos, com certeza, de seguir firme na próxima temporada. Será um ano de muito trabalho e dedicação. As conquistas são consequência disso”, finaliza o coordenador da ORCAMPI.