cafe filosófico

Ópera de Villa-Lobos volta ao Brasil depois de quase 30 anos

villaopera.mp3

Yerma” é uma das óperas mais conhecidas de Heitor Villa-Lobos. Sua fama no entanto não impediu que a obra ficasse sem ser tocada no Brasil por quase 30 anos. A volta ao país deste trabalho do compositor brasileiro acontece neste sábado, dia 20, na CPFL Cultura em Campinas, às 20h.

Elaine de Morais, soprano desta apresentação, confessa que também não conhecia a obra. “Eu tive que pesquisar o que era, mesmo sendo musicista”. A ópera foi apresentada no Brasil pela última vez nos anos 1980, no Rio de Janeiro, sob o comando de Mário Tavares.

50 anos sem Villa-Lobos (download das apresentações em Campinas)
Vozes de Villa
CPFL Cultura apresenta em Campinas segunda série inspirada na obra de Villa-Lobos
Um toque sul-americano na Broadway
O lado parisiense de Villa-Lobos em Campinas
Villa-Lobos em violão e voz
Yerma” é inspirada em poema trágico do espanhol Federico Garcia Lorca sobre uma mulher que busca ser mãe e trata de temas como moralidade, sexualidade e convenções sociais. Este tema é de difícil interpretação, segundo Elaine. “É uma experiência muito gratificante, ao mesmo tempo que você tem que estar muito atenta à musica, você não pode deixar de lado a história”.

A apresentação tem entrada gratuita, com distribuição de ingressos no local, uma hora antes do início do evento. A CPFL Cultura em Campinas fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, bairro Chácara Primavera. Mais informações em nossa programação ou pelo telefone (19) 3756-8000.