Exposição

Oficinas presenciais e online marcam atividades educativas da Mostra Arte Moderna na Metrópole no Instituto CPFL

Atividades acontecem nos dias 12, 15 e 22 de outubro, para público geral, professores, educadores e estudantes, com inscrições prévias, interpretação em Libras e certificados de participação; atividade no Dia das Crianças será aberta ao público

Entre 14 de setembro e 10 de dezembro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo leva obras emblemáticas de seu acervo ao Instituto CPFL, em Campinas. Com curadoria de José Armando Pereira da Silva, a mostra intitulada Arte Moderna na Metrópole: 1947-1951 – Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo convida o público a conhecer a consolidação da cultura modernista brasileira.

Para ampliar a experiência da exposição, o MAM Educativo realizará diversas atividades abertas ao público nos dias 12, 15 e 22 de outubro, iniciativa que reitera o compromisso pedagógico do Museu também em suas itinerâncias. Serão atividades presenciais e virtuais gratuitas para professores, educadores e estudantes, com inscrições prévias, interpretação em Libras e certificados de participação.

Confira a programação:
>> 12 de outubro das 10h às 12h (especial Dia as Crianças):
Local: Galeria de Arte do Instituto CPFL, em Campinas
Público: geral
Programa de Visitação: visita mediada + experiências poéticas com equipe educativa da Exposição Arte Moderna na Metrópole: 1947-1951 – Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Comemorando o dia das crianças, a equipe educativa da exposição da Exposição Arte Moderna na Metrópole: 1947-1951 – Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo preparou uma visita lúdica para famílias com experiências poéticas para adultos e crianças. A partir de narrativas e contação de histórias os participantes farão uma ilustração coletiva inspirada nas obras da exposição. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 72h de antecedência. O Encontro será presencial e aberto ao público. As inscrições prévias devem ser realizadas através do link: https://bit.ly/3rv8X7z

>> 15 de outubro das 10h às 12h:
Local: Galeria de Arte do Instituto CPFL, em Campinas
Público: professores, educadores, pesquisadores, estudantes e artistas
Programa de Visitação: visita mediada + experiências poéticas  com equipe educativa da Exposição Arte Moderna na Metrópole: 1947-1951 – Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Encontro presencial para professores, educadores, pesquisadores, estudantes e artistas. No dia dos professores a equipe educativa da exposição ‘Arte Moderna na Metrópole’ oferece uma visita com experiência poética apresentando algumas experiências e abordagens de mediação na exposição. Para essa reflexão os educadores da exposição propõem uma atividade de criação de objetos tridimensionais com papel, inspirados nas esculturas, pinturas e gravuras da exposição, finalizando com a construção coletiva de uma composição tridimensional. Para essa atividade todos receberão certificado de participação. Haverá interpretação em Libras e certificados de participação. Inscrições prévias através do formulário: https://bit.ly/3UUbSUS.

>> 22 de outubro das 10h às 12h:
Comunidades de aprendizagem: tecendo redes para a mediação em arte no interior
com paula monterrey, educadora, artista e mediadora cultural
Local: Online meet.google.com/bnm-rhrc-zfb
Público: professores, educadores, pesquisadores, estudantes e artistas

Para este encontro convidamos a comunidade educativa local, professores do contexto escolar, educadores de instituições sociais e especializadas, agentes culturais, estudantes, entre demais pessoas interessadas para uma reflexão crítica a respeito das possibilidades da arte-educação no contexto do interior paulista. Desde as fronteiras e intersecções entre diferentes comunidades de aprendizado como construímos um acesso significativo à arte? Dentro dos paradigmas dos direitos culturais, é reconhecida hoje, a garantia a cada pessoa de acesso aos conhecimentos acumulados pela humanidade, a participação da vida cultural local, além de contexto propício para criação e desenvolvimento da personalidade. Partiremos da mediação em exposições de arte e dos contextos das pessoas participantes para avaliar a possibilidade de redes que ampliem a discussão de maneira situada. Inscrições prévias através do formulário: https://bit.ly/3e9cSUM