CPFL nos hospitais

Oficina simula efeitos do envelhecimento e conscientiza alunos de Veranópolis (RS)

Vídeo: Divulgação/HCSPL

 

 A atividade faz parte do projeto de humanização do Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi e compõe as ações do município para o selo “Cidade Amiga do Idoso”, da OMS

Veranópolis (RS) foi o primeiro município do Brasil a receber o selo de “Cidade Amiga do Idoso”, concedido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nós, do Instituto CPFL, temos apoiado essa conquista, desde o início, através de projetos junto ao Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi (HCSPL). A certificação reconhece políticas públicas que garantem tratamento digno a pessoas com mais de 60 anos.

Hoje, o hospital segue desenvolvendo atividades que promovem a conscientização sobre o bem-estar dos idosos, como a Oficina de Sensibilização. Com o tema “Sinta hoje, os possíveis efeitos do amanhã”, ela é realizada pela equipe de projetos sociais do HCSPL, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com os alunos dos 6º anos do ensino fundamental de todas as escolas municipais e particulares da cidade. Este já é o segundo ano de realização da oficina no Município.

A proposta da oficina, que faz parte do projeto de humanização apoiado pela nossa frente social CPFL nos hospitais, é conduzir os alunos por experiências que retratam as possíveis dificuldades provenientes do envelhecimento, como: 

  • Hipercifose (corcundez) – fraqueza muscular e rigidez articular, que podem ser simuladas ajustando as diferentes partes da vestimenta (coluna, braços e pernas).
  • Peso do punho e das articulações, joelhos, cotovelos, tornozelos, além de peso nas mãos e pés, para simular as sensações de fraquezas ocasioanadas pelo processo do envelhecimento natural.
  • Perdas de sensibilidade da mão, através do uso de luvas.
  • Mudança da visão através das cores e a redução do campo visual (por doenças como à presbiopia, catarata e glaucoma), que são simulados com apoio de óculos especiais.
  • Distúrbios da audição, simulados com o uso do tampão de ouvido (protetor de ouvido também pode ser utilizado para obter um efeito realista)

Dessa forma, os jovens se tornam protagonistas do processo de construção da sociedade com um olhar mais empático à pessoa idosa e às pessoas com limitações. A oficina também tem um caráter informativo, tratando a prevenção como ferramenta para um envelhecimento mais saudável. 

Neste vídeo, é possível conferir os alunos da escola AVAEC – Unidades Educacionais, com faixa etária entre 11 e k anos. A oficina foi realizada pela enfermeira Rityelli Mazzarolo e a assistente social Karina Weiss.