cafe filosófico

confira a íntegra do vídeo “o que é transtorno mental?”, com mário eduardo costa pereira

O homem e as suas circunstâncias

No Café Filosófico CPFL sobre transtorno mental, o psicanalista Mário Eduardo Costa Pereira, da Unicamp, critica o uso do diagnóstico clínico na psiquiatria para tentar adaptar o sujeito a uma vida de regras pouco questionadas

Imagine uma situação hipotética. Em um país de regime totalitário, o líder de filosofia obscura e planos de domínio é venerado pela população durante um desfile. No meio da multidão, um sujeito percebe que há algo errado com o país. Ele discorda dos métodos autoritários do governo e decide partir para a resistência. “Se tem alguém que vai ficar desadaptado a essa sociedade é esse sujeito. Ele vai ter insônia, angústia e depressão”, afirmou, na sexta-feira, 08/08, o psicanalista e professor da Unicamp Mário Eduardo Costa Pereira durante a sua apresentação no Café Filosófico CPFL sobre “O que é transtorno mental?”.

A situação hipotética foi lançada ao público antes da pergunta: “Qual seria a posição do clínico nesse regime? Se o critério for prático, que é diminuir a angústia do sujeito, ele será adaptado”.

Em um contexto de competição diária, afirmou o professor, com a vestibularização do ensino cada vez mais precoce, as pessoas estão cada vez mais facilmente angustiadas. “Existem fatores biológicos, mas dentro de um contexto: se elas estão desadaptadas, vamos adapta-las”, afirmou Costa Pereira. “É o que hoje acontece nas escolas, quando dizem que o aluno vai ficar atrasado em relação a outros alunos, ou que ele não vai ter emprego. Esses problemas são relevantes, desde que não se perca o senso crítico.”

Segundo o palestrante, o diagnóstico psiquiátrico é um instrumento para operações técnicas e não pode ser interpretado como centro da clínica psiquiátrica. “O DSM é um manual de diagnósticos, um instrumento da clínica psiquiátrica. Se eu coloco o diagnóstico no centro da clínica psiquiátrica, eu faço um abuso do instrumento. Ele não delibera sobre a natureza da pessoa, sobre o ser e as circunstâncias íntimas em que ela vive. Ela orienta a clínica e a ciência em certas decisões de caráter prático. Mas não é a explicação de uma única teoria. Ela lida com o humano e suas circunstâncias.”

Em sua fala, Costa Pereira demonstrou preocupação com a tendência da sociedade em requisitar respostas simples para problemas complexos. “A demanda por um diagnóstico que simplifique uma situação angustiante para algumas pessoas é simplesmente tranquilizador. Mas essa tranquilização se dá a que preço? O diagnóstico pode virar um preconceito, uma maneira de instalar pessoas em determinados lugares sociais. A clínica é muito mais vasta do que a aplicação do diagnóstico.”

E completou: “A verdadeira humanização é encontrar o que há de diferente nele. Temos de fornecer meios que o permita resolver questões com ele mesmo”.

 

o que é transtorno mental?, com mário eduardo costa pereira from instituto cpfl | cultura on Vimeo.

o que é transtorno mental?

com mário eduardo costa pereira, psiquiatra e psicanalista, professor da unicamp e professor titular pela aix-marseille université, frança.

a busca desenfreada por medicamentos contra transtornos mentais tem como pano de fundo a procura por uma normalidade pouco questionada. afinal, o que é ser normal hoje em dia? quem define a ordem a qual devemos nos adaptar? não seria essa busca cega pela adaptação à ordem justamente a razão, e não a solução, de tanto sofrimento? a quem interessa a normalização nos dias atuais?

gravado em 8 de agosto de 2014.