cafe filosófico

O papel da polícia durante a Copa

Se segurança é questão de polícia, ninguém melhor para falar da prevenção durante a Copa do Mundo do que um policial. Durante a palestra “Copa do Mundo de 2014: estratégias de atuação da Polícia Militar de São Paulo”, o major do Segundo Batalhão de Choque da Polícia Militar de São Paulo Leandro Agostini Pavani abordou a logística que está sendo preparada para a cidade.

Ouça entrevista com o palestrante

Veja a apresentação do palestrante

Parte da série “Segurança pública e Copa do Mundo 2014: oportunidades e desafios”, de Denis Mizne, o encontro foi baseado na estratégia policial para a cidade de São Paulo durante a copa. Pavani falou desde o anúncio da candidatura, quando começaram as primeiras ideias para o eventos, até os planos para os locais onde se poderão assistir aos jogos.

Em toda série, falou-se muito sobre o legado. Nesta não foi diferente. ações devem privilegiar o legado. “É uma oportunidade para que o país tenha evolução em várias frentes, como segurança, turismo, comportamento inclusive”, concluiu.

Para o turista, pequenos detalhes podem fazer muita diferença. É o caso do uniforme policial, que não é padronizado no Brasil. “Os Estados não têm o mesmo uniforme. Seria bom todos terem o mesmo, para que o turista saiba a quem recorrer com mais facilidade”.