O antídoto para os eleitores desmotivados
Qual o papel da política em nossa vida? Ainda precisamos dela para o convívio em sociedade? Em tempos de crise no senado, o cientista político Marco Aurélio Nogueira procurou responder estas questões na primeira série do Invenção do Contemporâneo deste ano na CPFL Cultura em Campinas.
Vídeos das palestras de Campinas
Íntegra: A política como vantagem – Marco Aurélio Nogueira
Íntegra: A política como problema – Marco Aurélio Nogueira
Íntegra: O futuro da política – Marco Aurélio Nogueira
Matérias sobre o módulo
Campinas recebe nova série do Invenção do Contemporâneo
Módulo
Eventos
O futuro da política – Marco Aurélio Nogueira
A política como vantagem – Marco Aurélio Nogueira
A política como problema – Marco Aurélio Nogueira
Com o título “Política para que te quero?”, o curador comandou três encontros nas terças-feiras de agosto em Campinas: “A política como problema”, “A política como vantagem” e encerrou apontando o “O futuro da política”.
– Veja fotos do evento
Marco Aurélio acredita que o Brasil hoje não se interessa pelo assunto muito por causa do comportamento de seus governantes. Mas, mesmo assim, segundo ele, a política ainda segue sendo o melhor antídoto para este comportamento apático do eleitor. “Se estão de má vontade com a política, política nelas”, complementa o curador.
Um ano antes da eleição para presidente e governadores em todo o Brasil, Marco Aurélio acha que a internet, apontada por muitos como uma das razões da vitória de Barack Obama nos EUA, pode alterar os resultados na escolha dos próximos governantes brasileiros, mas o fator decisivo ainda segue sendo outro. “As eleições continuam sendo vencidas por dinheiro, marketing e relações”.
Este fator também é apontado por ele como a principal desvantagem quando se fala em acabar com o voto obrigatório. “Teríamos mais compra de votos do que temos hoje”, acredita o palestrante.