cafe filosófico

O ano em retrospectiva na cpfl cultura

Se 2008 foi um ano de mudança física para a cpfl cultura, 2009 foi a vez da mudança digital. Com um novo site, a cpfl cultura investiu em interatividade, comunidades virtuais e conteúdo online de sua programação.

No ano passado, já havia ficado para trás o antigo nome Espaço Cultural CPFL e foi ampliada sua área de atuação para as sedes das regionais (Santos, Ribeirão Preto, Caxias do Sul, Sorocaba e Bauru) e para São Paulo.

Em 2009, o site ficou mais dinâmico, com destaque para o grande número de vídeos de nosso acervo digital e dos especiais em flash. Todas as palestras do ano de São Paulo e Campinas podem ser conferidas na íntegra, além de alguns eventos especiais.

A atuação na web não se limitou ao nosso site. Por meio do orkut muitas pessoas puderam manter contato com a cpfl cultura. O flickr virou o nosso canal oficial de fotos (todas registradas sob a licença Creative Commons, que permite o uso livre, desde que para fins não-comerciais e com a fonte citada). Mas a maior novidade com o público foi o twitter. O @cpflcultura atualiza os internautas com notícias sobre a programação, links com matérias do nosso site além de ser um meio das pessoas interagirem enviando perguntas durante as palestras transmitidas ao vivo. Para os eventos do Café Filosófico CPFL temos também um perfil específico, o @cafe_filosofico.

Nossas palestras passaram também a ser transmitidas ao vivo. Todos os eventos do Café Filosófico CPFL e Invenção do Contemporâneo de São Paulo e Campinas contaram com transmissão participativa, onde o internauta pode interagir em um chat localizado ao lado do vídeo. A interação foi constante em todos os eventos, com diversas perguntas vindas da internet, ao vivo, ajudando a conduzir as palestras.

Em Santos, no Cibercultura 10+10, a internet teve um papel fundamental. O encontro, que contou com a participação de Pierre Lévy, André Lemos, Laymert Garcia dos Santos, Gilberto Gil, Sérgio Amadeu, José Murilo, Claudio Prado e o público (tanto presente quanto online), tornou visível a capacidade de mobilização e o potencial de troca de informações da rede. Não por acaso, foi o evento com mais participação online, com quase 3 mil visitantes únicos nos dois dias de palestras e quase mil acompanhando a transmissão ao vivo.

Com a consolidação dos eventos nas regionais, o nosso público só cresceu. Em Santos, Sorocaba, Caxias do Sul, Bauru e Ribeirão Preto foram mais de 115 eventos do Café Filosófico CPFL com um público de mais de 12 mil pessoas. A música erudita levou mais de 3 mil pessoas em 49 concertos em São Paulo e Campinas. O teatro – tanto o adulto quanto o infantil – em Campinas levou quase 13 mil pessoas em 89 peças, muitas delas premiadas.

O Café Filosófico CPFL de Campinas e São Paulo, cujas gravações servem de base para o programa exibido na TV Cultura, levou cerca de 8 mil pessoas nas duas cidades em um total de 55 palestras. Campinas ainda recebeu a série Invenção do Contemporâneo, em 28 noites com um público total de 1.706 pessoas.

O cinema também fez parte de nossa programação, sendo responsável pela abertura do ano com as mostras retrospectivas de ficção e documentário em São Paulo e Campinas. Além de exibição de filmes, foram promovidos promovido debates com cineastas e críticos de cinema. Campinas ainda recebeu duas exposições de artes plásticas, uma de Thomaz Perina e outra de Bernardo Caro. Fechando a programação de 2009, três exibições da peça “Você”, um espetáculo solo de Ana Cristina Colla do grupo Lume, com direção do japonês Tadashi Endo.

No começo de 2010 já teremos os primeiros eventos confirmados em nossa programação. E nosso site passará por mais uma mudança, ganhando um novo canal de vídeo e um espaço especial para matérias.