Café Filosófico

Nova série de lives do Café reflete sobre literatura e cinema chinês

Primeiro episódio da série “Olhares sobre a literatura e o cinema da China” conta com participação do escritor e professor, Francisco Foot Hardman; transmissão ocorre pelo canal do Café, no Youtube, às 18h

O Café Filosófico CPFL estreia na próxima quinta-feira (16/09), uma nova série de lives #ficaemcasa com o tema “Olhares sobre a literatura e o cinema da China. Com a curadoria do professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Bruno de Conti, a série vai abordar um olhar mais profundo sobre a arte chinesa, tanto a milenar quanto a contemporânea, e seus diálogos com os brasileiros. 

Esta série de lives faz parte da programação especial do mês que celebra a frente CPFL Intercâmbio Brasil><China. O Café Filosófico CPFL é um programa realizado pelo Instituto CPFL com transmissão online e gratuita pelo Youtube.

Ao longo da história, o acesso da população brasileira às manifestações artísticas e culturais chinesas foi restrito e, para o curador, esse desconhecimento não é fruto do acaso, mas de obstáculos construídos. “Pior do que uma mera miopia em relação às áreas mais distantes do globo, trata-se de uma subordinação acrítica à visão do Ocidente que, ao longo da história, se auto atribuiu o status de um “mundo civilizado”, único criador de cultura e de ciência, em oposição a um Oriente exótico”. 

Entretanto, a arte é ponto de virada nesse impasse: “quando rompemos esses obstáculos invisíveis e nos encontramos com a arte chinesa, somos imediatamente tocados por sua beleza e profundidade, seja em suas manifestações tradicionais e milenares, seja na vivacidade de suas expressões contemporâneas”, avalia Bruno de Conti.

Para a estreia, o primeiro episódio abordará as “Literaturas Que Viajam e Aproximam: rotas da Amizade Brasil-China”, com a participação do escritor e professor do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, Francisco Foot Hardman. Nesta live, Hardman vai refletir sobre as afinidades e diferenças entre as culturas brasileira e chinesa. 

Por que o viaduto do chá tem esse nome? Já ouviu falar de Ai Qing, um dos maiores poetas chineses do século XX, amigo de Jorge Amado, e que visitou o Brasil em 1954? E da escritora Ting Ling, uma das raras vozes femininas na literatura revolucionária chinesa, que teve seu romance, “Sol sobre o Rio Sangkan”, traduzido e publicado no Brasil em 1956? Estes signos e vozes também farão parte deste Café.

Serviço

Café Filosófico CPFL #ficaemcasa com Francisco Foot Hardman, professor

Quando: dia 16/09, quinta-feira, às 18h00

Onde: youtube.com/CafeFilosofico e facebook.com/InstitutoCPFL

Participação: https://youtu.be/ixrUdFo0TsU

Informações: institutocpfl.org.br