Social

No primeiro dia de Troféu Brasil, IVCL Orcampi domina o pódio no lançamento do martelo

Equipe de Campinas, em busca do melhor resultado da história na competição, conquistou dois ouros, uma prata e um bronze na prova que está em evolução no país – competição vai até domingo (16/9), em Bragança Paulista

Bragança Paulista – No primeiro dia de provas da 37ª edição do Troféu Brasil de Atletismo, o IVCL Orcampi, equipe parceira do Instituto CPFL que está em busca de sua melhor campanha na competição, conquistou nove medalhas (três de ouro, três de prata e três de bronze), com destaque para os excelentes resultados em uma prova em evolução no país, o lançamento do martelo. A equipe de Campinas dominou o pódio da prova, tanto no masculino quanto no feminino, conquistando bons resultados apesar da forte chuva que caiu em Bragança Paulista, sede da competição – o torneio será realizado até domingo (16/9), no Centro Nacional de Desenvolvimento de Atletismo (CNDA).

Confira o programa de provas e todos os resultados do Troféu Brasil

Carla Michel e Mariana Marcelino: dobradinha no lançamento do martelo. Foto: Osvaldo F./Contrapé

Entre os homens, o recordista sul-americano e finalista olímpico Wagner Domingos, o Montanha, conquistou a medalha de ouro, com 72,78 m – foi a 13ª vitória do atleta na competição. Já Luis Gustavo Aguiar da Silva subiu ao pódio pela primeira vez, com um desempenho memorável. Medalha de bronze com 66,35 m, recorde pessoal, teve cinco lançamentos válidos, todos acima de sua antiga melhor marca (65,40 m). Ralf Rei Airton de Oliveira ainda ficou com o 5º lugar, com 64,34 m.

“Eu senti uma lesão na lombar e fiquei praticamente duas semanas sem treinar direito. Fiz fisio, fiz massagem, e consegui lançar. Eu nem sabia se ia conseguir competir, mas queria dar o meu melhor para ajudar a equipe. Deu tudo certo comigo e eu ainda fiquei muito feliz em ver como a prova do lançamento do martelo está evoluindo. O meu sonho é ter quatro atletas lançando acima de 70 metros, o Luis e o Ralf estão chegando perto. Eu fico orgulhoso”, disse Montanha, de 35 anos, que passou boa parte do ano treinando na Eslovênia, com o técnico Vladimir Kevo.

O jovem Luis Gustavo, de 22 anos, é atleta do IVCL Orcampi desde 2017, onde viu a oportunidade de evoluir na prova – treina com Sinval Oliveira. “Pela primeira vez alcancei 66 metros, e foram quatro vezes na prova. Nas últimas semanas antes do Troféu, eu comecei a trabalhar muito a minha cabeça. Passava 24 horas pensando em lançar o martelo e o que eu tinha que fazer aqui. Para mim esse foi o segredo: conseguir alcançar uma concentração que nunca tinha obtido. Desde 2014 eu tenho um vínculo grande com o Montanha, a gente sempre conversa, já treinei na Eslovênia com ele. De lá pra cá os resultados começaram a sair.”

No feminino, Mariana Marcelino, de 26 anos, conquistou novamente o título nacional – a recordista brasileira levou o ouro com 65,28 m. Carla Michel foi a vice-campeã com 61,02 m, e Cibele Rosa Dantas conquistou a 6ª colocação (52,82 m).

“Eu queria melhorar a minha marca, mas a chuva não ajudou muito e eu também não consegui encaixar um bom lançamento tecnicamente. Agora é focar no próximo ano. Fiquei dois meses e meio no exterior (treinando com o esloveno Vladimir Kevo), foram necessárias algumas adaptações técnicas. Mas eu fiquei a poucos centímetros da minha melhor marca pessoal este ano, com 66,93 m, e não dá para dizer que foi uma temporada ruim. Meu objetivo era bater o meu recorde brasileiro (67,02 m, de junho de 2017) para no ano que vem chegar bem para o Pan e o Mundial. Mas fui campeão do Troféu Brasil e isso é bom. Agora eu vou pegar férias, que eu tive uma temporada bem longa, e me preparar para o próximo ano.”

Carla Michel levou a prata com 61,02 m. “Gostei do resultado, da medalha, mas queria um pouco mais. Sempre quero um pouco mais. Mas eu fui para o pódio. E é isso que me importa agora.”

Segundo dia de competições começa com a marcha atlética

Neste sábado (15/9), segundo dia de competições do Troféu Brasil, serão disputadas 18 finais. A programação começa com as provas da marcha atlética, realizadas em um circuito de rua com largada na Avenida Alpheu Grimelo, altura do número 700, ao lado do Lago do Taboão. Recordista sul-americana, medalhista mundial e campeã do Circuito Mundial na prova de 20 km, Érica Rocha de Sena é o destaque dos 20 km, que começa às 7h10.

Na pista do Centro Nacional de Desenvolvimento de Atletismo (CNDA), a sessão da manhã terá como destaque a prova do lançamento do disco feminino, com a participação de Fernanda Borges, 9ª colocada do ranking mundial, e a realização dos revezamentos 4×100 m. À tarde, começa a disputa do heptatlo. Na briga por medalhas, Keila Costa, participante de quatro Olimpíadas, compete na final do salto triplo. Os 400 metros terá a final dos dois naipes – e o IVCL Orcampi briga pelo pódio com Tiffani Beatriz Domingos, Alexander Russo, Hugo Balduíno e Wagner Cardoso.

Confira os medalhistas do IVCL Orcampi no primeiro dia do Troféu Brasil:

Ouro
Mariana Marcelino (lançamento do martelo) – 65,28 m
Wagner Domingos (lançamento do martelo) – 72,78 m
Vitória Rosa (100 m ) – 11s18

Prata
Carla Michel (lançamento do martelo) – 61,02 m
Joilson Bernardo da Silva (1.500 m) – 3min44s45
Solonei Rocha da Silva (10.000 m) – 29min13s50

Bronze
Luis Gustavo Aguiar da Silva (lançamento do martelo) – 66,35 m (PB)
Paulo Henrique da Silva (110 m com barreiras) – 13s84
Lutimar Abreu Paes (1.500 m) – 3min44s51

A equipe de atletismo IVCL Orcampi tem patrocínio da CPFL Energia e o apoio do Instituto CPFL.

Saiba mais em http://www.facebook.com/ivcl.orcampi e instagram.com/ivcl_orcampi

Siga a Contrapé no blog contrapedejornalismo.wordpress.com, em facebook.com/contrapedejornalismo e em instagram.com/contrape_informacao