Na TV: Lilia Schwarcz debate tolerância e intolerância no Café Filosófico CPFL
Inédito na televisão, programa faz parte da série “A consciência mascarada: larvatus prodeo”; a exibição ocorre neste domingo, às 19 horas, pela TV Cultura
No Café Filosófico CPFL deste domingo (21), na TV Cultura, a historiadora Lilia Schwarcz vai debater o tema “tolerância e intolerância”, abordando as pessoas que, atualmente, fecham-se em “bolhas”, entre os iguais, repelindo o outro. O programa faz parte da série “A consciência mascarada: larvatus prodeo”, de curadoria de Leandro Karnal.
Segundo Schwarcz, a tensão tem extrapolado a questão da divergência política, ou da diferença social e econômica. “No Brasil, fica ainda mais evidenciado a intolerância também à diferença de cor de pele e a tentativa de negar sua existência, que invade o senso comum e vem sustentada pela falsa noção de sermos um povo cordial e pacífico”. É possível resgatar a tolerância diante de tanta intolerância que se encontra à flor da pele?
A consciência mascarada: larvatus prodeo
René Descartes (1596-1650) utilizou a expressão em latim “larvatus prodeo” para afirmar que avançava mascarado em um mundo perigoso e irracional. Como ficaram a fama, o trabalho, a tristeza, o racismo e a depressão com as novas formas de vida no Brasil e no mundo em 2020? Como ressignificar tudo a partir das “lives” e da vida com máscaras de pano ou de caráter? As epifanias do mundo líquido seriam suficientes para reorganizar o sentido da existência?
Inédito na televisão, o programa vai ao ar às 19 horas e contará com transmissão simultânea pelo canal do Café no Youtube. A classificação é de 14 anos.