cafe filosófico

mudanças climáticas e a escassez hídrica nas cidades latino-americanas, com josé a. marengo (íntegra)

Basicamente todo o Planeta está aquecendo. Em um cenário mais otimista, a projeção é que a temperatura média global amente 2ºC; em um quadro pessimista, o aquecimento passará dos 4ºC.

Eventos extremos, como a falta de água, e problemas relacionados à saúde pública são algumas das consequências desse aquecimento. A análise foi feita pelo pesquisador do CEMADEN e do IPCC José Marengo durante o programa Invenção do Contemporâneo especial sobre mudanças climáticas na CPFL Cultura, em Campinas, em parceria com o CDP (Carbon Disclosure Project), no dia 10/11. Participaram do evento o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o presidente da CPFL Energia, Wilson Ferreira Júnior, dirigentes do CDP e secretários de Meio Ambiente de várias cidades brasileiras, além de representantes de empresas e das universidades da região.

Em sua apresentação, com base em um levantamento feito pelo CDP em 90 municípios latino-americanos, Marengo analisou a vulnerabilidade das grandes cidades diante do aquecimento global – situação agravada por fenômenos naturais como o El Niño. “O que temos percebido é que, com o crescimento das pequenas e grandes cidades, a vulnerabilidade das populações está aumentando. Independentemente da riqueza delas. São Paulo e a crise hídrica são exemplos dessa situação”, afirmou.

Segundo o especialista, hoje existem estudos que provam e permitem acompanhar com precisão eventos como o aquecimento global e o derretimento de geleiras. Outros fenômenos, como o impacto da indústria da pesca e a correlação entre clima e saúde, porém, ainda são desconhecidos. “A correlação não é direta. Se existe um plano nacional de saúde, com vacinação e campanhas, a saúde não depende do clima. Mas se o clima piora e nada é feito, o índice de doenças aumenta. Algumas delas começam a aparecer em áreas onde antes não havia registros”, afirmou.

Confira a íntegra do encontro no vídeo abaixo:

mudanças climáticas e a escassez hídrica nas cidades latino-americanas, com josé a. marengo (íntegra) from cpfl cultura on Vimeo.