Cinema

mostra internacional de cinema de são paulo, no instituto cpfl

mostra internacional de cinema de são paulo

——-

20/10/2018
gutland
de govinda van maele

Um homem com um passado misterioso chega a uma vila, apenas com uma mala. Ele procura trabalho, mas os habitantes do local, desconfiados e hostis, lhe negam qualquer oportunidade. Apenas quando Lucy, a indisciplinada filha do prefeito, o acolhe é que os cidadãos passam a integrá-lo na rotina da cidadezinha. Mas, com o passar do tempo, fica evidente que ele não é o único no lugar que esconde um passado sombrio. Algo sinistro está encoberto sob a superfície imaculada desse pequeno e pitoresco mundo —e que lentamente o atrai.

——-

20/10/2018
rosas selvagens
de anna jadowska

Após uma estadia em um hospital, Ewa retorna à sua vila, onde trabalha em uma plantação de rosas. Ela precisa se reaproximar dos dois filhos e do marido, que passou meses trabalhando em outro país. Mas Ewa também precisa tomar uma decisão sobre Marcel, um aluno de colegial com quem mantém um caso amoroso.

——-

21/10/2018
as sombras do deserto
de jayakrishnan subramanian e franziska schoenenberger

Baskaran deixou a Índia e se mudou para Dubai. A ideia era encontrar melhores condições de vida, mas ele acaba voltando a seu país natal em um caixão. Sua mulher e agora viúva, Sundari, rejeita a teoria de que o homem se matou. Ela pede para que seu primo, o cineasta Jayakrishnan Subramanian, investigue a causa da morte. O diretor, então, embarca em uma jornada pelo passado de Baskaran, que é apenas mais um indivíduo de uma massa de operários indianos a quem o filme dá uma cara.

——-

21/10/2018
o ingrediente secreto
de gjorce stavreski

Vele é um mecânico ferroviário que cuida do pai, que tem câncer. Para amenizar suas dores, ele desenvolve um bolo com maconha. Sua paz termina quando traficantes e vizinhos enxeridos querem descobrir a fórmula do doce. Vele e o pai, então, rumam para uma cidade remota, onde costumavam passar férias. Contudo, o chefe da máfia os encontra e diz que poupará a vida deles em troca da receita.

——-

22/10/2018
rosas venenosas
de ahmed fawzi saleh

Taheya, uma mulher de 28 anos, vive em um bairro pobre do Cairo, repleto de curtumes. Ela quer impedir os planos do irmão caçula, Saqr, que pretende fugir do país a bordo de um barco de refugiados rumo à Itália. Pelos becos mal iluminados e estreitos da região, onde águas residuais jorram nas ruas, um xamã, que observa Taheya, oferece a ela uma solução misteriosa para seus problemas.

——-

23/10/2018
garotos choram
de damiano d’innocenzo e fabio d’innocenzo

Mirko e Manolo são melhores amigos que moram nos subúrbios de Roma, onde vivem em condições precárias. Eles ainda estão na escola e sobrevivem por meio de subempregos. Depois de causarem um atropelamento e fugirem, descobrem que o homem que mataram era procurado pela máfia local. Atraídos pelo dinheiro fácil e pelas ilusões de uma carreira próspera, os dois logo se veem envolvidos com o submundo do crime, o que muda drasticamente a vida de cada um deles. Sem perceber as consequências de sua escolha, Mirko e Manolo se desconectam de suas famílias e antigos amigos enquanto adentram em um caminho para a escuridão.

——-

24/10/2018
firecrackers
de jasmin mozaffari

Lou e Chantal são duas melhores amigas que planejam deixar o lugar onde vivem. Tudo muda quando Chantal é abusada por seu possessivo ex-namorado. Tomadas pela raiva, as meninas decidem se vingar. As conseqüências dessa vingança, porém, colocam em risco as chances da mudança que as jovens tanto almejam. Lou tenta preservar sua amizade e seus sonhos, mas começa a perder o controle e a perceber que a liberdade pode ter um custo muito alto.

——-

25/10/2018
la omisión 
de sebastián schjaer

Paula, uma jovem de 23 anos, deixa Buenos Aires e se muda para uma cidade industrial coberta de neve, no sul da Argentina. Ela começa a procurar emprego com o único objetivo de guardar dinheiro. Mas a falta de um trabalho, um lar e de estabilidade emocional faz com que essa busca se torne uma jornada interna e pessoal. Paula precisa lidar com as difíceis condições do local e com aspectos mal resolvidos de sua vida, que aos poucos se revelam.

——-

27/10/2018
kusama – infinito
de heather lenz

A vida e a obra da artista Yayoi Kusama, nascida em uma família conservadora, na área rural do Japão. Em 1958, ela se mudou para Nova York e, embalada pela revolução política e social americana dos anos 1960, produziu esculturas ousadas e protagonizou protestos contra a Guerra do Vietnã. O documentário explora a infância difícil de Kusama, o preconceito, o machismo que sofreu em seu trabalho e sua internação voluntária numa clínica psiquiátrica.

——-

27/10/2018
a plantação de laranjas
de arash lahooti

Aban é uma mulher de 45 anos que gerencia uma fazenda de laranjas no norte do Irã —um campo de trabalho amplamente dominado por homens. Ela lidera uma equipe formada exclusivamente por mulheres, que trabalharão temporariamente na sua colheita. O objetivo é vencer seu competidor, o fazendeiro Kazem. Mas Aban precisa superar obstáculos no percurso, como greve de funcionárias e até um roubo em sua propriedade.

——-

28/10/2018
deixem os velhos morrerem
de juri steinhart

Kevin vive em um tempo e em um lugar onde tudo é permitido e aceito. Ele quer uma revolução! Mas contra o quê? Sua vida confortável e sem problemas o deixa entediado e o aborrece. Kevin decide, então, estabelecer uma comuna com seu melhor amigo, Manuel. Como um ritual de iniciação, os neorrevolucionários destroem seus smartphones: eles querem a volta das emoções verdadeiras, o fim das convenções e escapar do consumismo.

——-

28/10/2018
europa
de lars von trier

Na Alemanha, em 1945, a escuridão se sobrepõe a uma nação conquistada e destruída. Leo Kessler, um americano de ascendência germânica, chega ao país no pós-guerra e consegue um emprego na Linha Ferroviária Zentropa, propriedade de Max Hartmann, um simpatizante do nazismo.

Vencedor de Melhor Contribuição Artística, do Grande Prêmio Técnico e do Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

——-

29/10/2018
enigma 
de ignacio juricic merillá

Nancy é convidada a participar de um programa de televisão sobre mistérios nunca resolvidos, cujo episódio irá contar a história de sua filha, uma jovem lésbica que foi brutalmente assassinada —um crime que permanece há oito anos sem solução. Enquanto decide se participará ou não da atração, Nancy confronta sua família para saber a versão de cada um sobre os eventos do passado e, aos poucos, descobre mais sobre a vida da filha.

——-

30/10/2018
chris, o suíço
de anja kofmel

Croácia, janeiro de 1992. No meio das guerras iugoslavas, Chris, um jovem jornalista suíço é encontrado morto em circunstâncias misteriosas, vestindo o uniforme de um grupo mercenário internacional. Vinte anos depois, sua prima, a diretora Anja Kofmel, decide investigar essa história, tentando entender qual foi realmente o envolvimento de Chris no conflito.

——-

31/10/2018
futebol infinito
de corneliu porumboiu

Laurențiu cansou do futebol como ele é. Depois de sofrer duas sérias contusões quando era jovem, ele passou a defender a ideia de que o esporte deve ser modificado: o futebol deveria se ver livre das restrições, as normas precisam ser revisadas e os jogadores necessitam ser atribuídos a zonas no campo e a subequipes. O diretor Corneliu Porumboiu volta a Vaslui, sua cidade natal, para entender as ideias de Laurentiu, irmão de um amigo de infância.

sala umuarama | instituto cpfl | entrada gratuita, a partir das de uma hora antes de cada sessão