CPFL Brasil x China

Mostra de Cinema Chinês, em Campinas, conta com 8 sessões de filmes da 5ª geração de cineastas

Descubra os clássicos do cinema chinês durante o 7° Intercâmbio Brasil-China, na nossa Mostra de Cinema Chinês, com oito sessões de filmes da chamada 5ª geração de cineastas, do final dos anos 90 e meados de 2000, alguns destes já conhecidos e renomados, como Zhang Yimou, talvez o cineasta chinês mais conhecido da última década, que produziu e redefiniu a ideia de China no imaginário mundial.

São três obras do diretor selecionadas para essa mostra:  a épica tentativa de assassinato do primeiro imperador chinês em “Herói” (2005) ; um triângulo amoroso belo e fatal em “Clã Das Adagas Voadoras” (2004) ; e emocionante jornada de uma jovem professora lutando contra o trabalho infantil em “Nenhum a Menos” (1999).

Além disso, a mostra também conta com as belíssimas, românticas e emocionantes obras-primas “Sons da Alma” (2002) e “Carteiro nas Montanhas” (1999) dos mestre Chen Kaige e Huo Jianqi;  E com os épicos sociopolíticos “Meu 1919” (1999) e “Minha Doce Amarga Taiwan”(2004) dos diretores Huang Jianzhong & Zheng Dongtian.

A mostra tem curadoria de Alê Amazonia e Lucas Chen e conta também com uma programação em streaming, durante o mês de setembro, no site da Mostra de Cinema Chinês.

Confira os filmes que serão exibidos, e as datas das sessões, que vão acontecer na Sala Umuarama, no Instituto CPFL.

> 18/09 | seg | 19h
Herói (Hero / 英雄), Zhang Yimou, 2005, 99 min, China, Wuxia/Ficção. Classificação Indicativa: 14 anos.

Na antiga China, um lutador sem importância está sendo homenageado por derrotar três dos mais perigosos inimigos do rei. Quando o desconhecido narra suas batalhas contra os assassinos Broken Sword, Flying Snow e Moon, o rei começa a questionar alguns dos detalhes. Como o desconhecido não é encontrado, o rei coloca sua própria visão sobre os eventos. 

> 19/09 | ter | 19h
A Ferrovia Nas Nuvens (A Railway in The Cloud / 青藏线)Feng Xiaoning, 2007, 117 min, China, Ficção/Romance. Classificação Indicativa: Livre

Eles disseram que não poderia ser feito, mas graças à engenhosidadetrabalho e pura vontade do povo chinês, a Ferrovia Qinghai-Tibet – que vai de Pequim a Lhasa – foi concluída em 2006. Esta importação chinesa dramatiza esse feito notável. (Também conhecida como A Linha Qinghai-Tibet.) 

> 20/09 | qua | 19h
Meu 1919 (My 1919 / 我的1919), Huang Jianzhong, 1999, 100 min, China, Ficção/Drama. Classificação Indicativa 14 anos. 

Para os chineses, a Conferência de Versalhes foi mais um insulto à sua dignidade e soberania do que uma celebração da paz. Este filme segue a experiência de Gu Weijun durante seu tempo em Versalhes como enviado do governo interino republicano após a Primeira Guerra Mundial. 

> 22/09 | sex | 19h
Sons da Alma (Together / 和你在一起), Chen Kaige, 2002, 116 min, China, Ficção/Romance. Classificação Indicativa: livre

Jovem prodígio e seu dedicado pai se mudam para Pequim em busca de um professor de violino e de sucesso. Ele passa por dois professores e, chegando o dia da competição, tem que decidir se aguenta essa nova vida cheia de pressões. 

> 25/09 | seg | 19h
O Clã Das Adagas Voadoras (House of Flying Daggers / 十面埋伏), Zhang Yimou, 2004, 119 min, China, Wuxia/Ficção. Classificação Indicativa: 14 anos

A dinastia Tang luta com grupos rebeldes para manter o controle sobre a China. Uma dançarina, Mei, é acusada de estar ligada a um desses grupos, mas os policiais encarregados do caso se encantam por ela e atrasam a investigação. 

> 26/09 | ter | 19h
Minha Doce Amarga Taiwan (My Bittersweet Taiwan / 台灣往事), Zheng Dongtian, 2004, 90 min, China, Ficção/Drama. Classificação Indicativa: 14 anos

Em 9 de abril de 1928, no 33º ano desde que Taiwan foi ocupada pelo Japão, a família Lin deu início a uma nova vida. E sua família está destinada a experimentar incontáveis ​​alegrias e tristezas nesta era caótica… 

Este filme comemora o 58º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês Contra a Agressão Japonesa e o 58º aniversário da recuperação de Taiwan Papel principal (Jiang Wenli) e Prêmio de Melhor Diretor 

> 27/09 | qua | 19h
Carteiro Nas Montanhas (Postmen in the Mountains / 那山那人那狗), Huo Jianqi, 1999, 93 min, China,  Ficção/Drama. Classificação Indicativa: Livre 

Um velho carteiro, que passou a vida entregando correspondências pelas montanhas de Hunan, está prestes a se aposentar. Antes, ele parte em uma viagem pela região para ensinar o ofício a seu único filho, um rapaz de 24 anos. 

> 29/09 | sex | 19h
Nenhum a Menos (Not One Less / 天上有个太阳), Zhang Yimou, 1999, 106 min, China, Ficção/Drama. Classificação Indicativa: livre

Wei Minzhi, que tem 13 anos de idade e mal sabe ler ou escrever, é escolhida para tomar conta da escola de apenas uma sala de seu pobre vilarejo, quando o único professor precisa se ausentar por um mês para cuidar da mãe doente. Se Minzhi conseguir manter todos os estudantes até o retorno do mestre, ganha um dinheiro extra. Mas um dos alunos desaparece, e a menina faz de tudo para tentar encontrá-lo e trazê-lo de volta. 

Serviço:
Sala Umuarama
Entrada gratuita por ordem de chegada a partir das 18h
127 pessoas

Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas
(19) 3756-8000